Buscar

Explique o que se entende por forma do sintoma e conteúdo do sintoma. A forma do sintoma é sua estrutura básica, relativamente semelhante nos dive...

Explique o que se entende por forma do sintoma e conteúdo do sintoma.

A forma do sintoma é sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes (alucinação, delírio, ideia obsessiva, labilidade afetiva, etc).
O conteúdo do sintoma é aquilo que preenche a alteração estrutural (conteúdo de culpa, religioso, de perseguição).
É geralmente mais pessoal, dependendo da história de vida do paciente, de seu universo cultural, da personalidade prévia do adoecimento.
Estão relacionados também aos temas centrais da existência humana, tais como sobrevivência e segurança, sexualidade, temores básicos (morte, doença, miséria, etc.), religiosidade, entre outros.

Essa pergunta também está no material:

Psicopatologia Psicanalítica Universidade Gama FilhoUniversidade Gama Filho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na psicopatologia, a forma do sintoma se refere à estrutura básica que é relativamente semelhante nos diversos pacientes, como alucinação, delírio, ideia obsessiva, labilidade afetiva, entre outros. Já o conteúdo do sintoma é aquilo que preenche a alteração estrutural, como conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, entre outros. O conteúdo do sintoma é geralmente mais pessoal, dependendo da história de vida do paciente, de seu universo cultural e da personalidade prévia do adoecimento. Está relacionado também aos temas centrais da existência humana, tais como sobrevivência e segurança, sexualidade, temores básicos (morte, doença, miséria, etc.), religiosidade, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais