Buscar

Na próxima terça-feira (03), o IBGE divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, e a expectativa é de que o dado mostre uma continu...

Na próxima terça-feira (03), o IBGE divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, e a expectativa é de que o dado mostre uma continuidade da recuperação da economia brasileira protagonizada pelo consumo das famílias. (...) Os juros em queda favoreceram tanto a expansão do consumo das famílias — que tem um peso grande no PIB, de mais de 60% — como os investimentos privados, com destaque para o setor de construção civil. “A taxa de juros reduz o custo dos financiamentos, então fica mais barato para as pessoas pegarem dinheiro emprestado para comprar imóveis e também reduz o custo de oportunidade, então em vez de manter o dinheiro num fundo de renda fixa, o investidor tem mais incentivo a não deixar o dinheiro parado”, diz José Carlos Faria, economista-chefe do BNP Paribas. O banco espera que o PIB do terceiro trimestre avançe 0,4% ante o trimestre anterior. Na comparação anual, a elevação prevista fica em 1%. Tendo como referência o conceito de custo de oportunidade e a relação processo produtivo x recursos produtivos disponíveis, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O custo de oportunidade é uma medida da perda que os agentes econômicos incorrem todas as vezes que fazem uma escolha, se manifestando apenas na etapa de produção de bens, sem afetar o consumo.
PORQUE
II. Em um processo produtivo que esteja utilizando todos os recursos produtivos disponíveis, o aumento na produção de um bem implicará também no aumento na quantidade produzida de outros bens, em um processo de multiplicação da produção.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

[object Object]
[object Object]
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

UNIDADE 1 - Aspectos gerais de microeconomia
3 pág.

Empreendedorismo AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I está correta, pois o custo de oportunidade é a perda que os agentes econômicos incorrem ao escolher uma alternativa em detrimento de outra, e isso pode ocorrer tanto na etapa de produção quanto no consumo. Já a asserção II está correta, pois em um processo produtivo que esteja utilizando todos os recursos produtivos disponíveis, o aumento na produção de um bem pode implicar em um aumento na quantidade produzida de outros bens, mas isso não justifica a asserção I, que trata do custo de oportunidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes