Buscar

A Lei de Abuso de Autoridade teve origem em 1965, durante a ditadura militar. Ocorre que, conforme mencionado por Guilherme de Souza Nucci (2020, p...

A Lei de Abuso de Autoridade teve origem em 1965, durante a ditadura militar. Ocorre que, conforme mencionado por Guilherme de Souza Nucci (2020, p. 2) “ninguém ligava para a existência da Lei 4.898/65 (Lei de Abuso de Autoridade); era um “fantasma jurídico”.

 

Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:

 

( ) Ainda que o objetivo do Parlamento fosse tornar o sistema mais rígido e arbitrário, o referido efeito foi atingido, uma vez que, segundo o doutrinador todo o conjunto de artigos da nova lei favoreceu o agente público.

 

( ) Ante ocorrência de diversas evoluções sociais e políticas surgiu a preocupação do legislador em atualizar a referida legislação, emergindo, assim, a nova Lei de Abuso de Autoridade.

 

( ) A edição da referida lei aconteceu em época equivocada, trazendo a impressão para o judiciário e parte da população de uma resposta vingativa do Parlamento contra os operadores do direito, que,naquela ocasião, passavam por um momento frágil da operação.

 

( ) O objetivo do legislador com a lei foi tipificar as condutas abusivas cometidas pelas autoridades, como agentes do Estado.

 

Assinale a alternativa correta:

a.

F, V, V, V

b.

V, V, F, F

c.

V, V, V, V

d.

F, F, F, F

e.

F, V, F, V

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b", ou seja, "V, V, F, F". As afirmativas verdadeiras são: - Ainda que o objetivo do Parlamento fosse tornar o sistema mais rígido e arbitrário, o referido efeito foi atingido, uma vez que, segundo o doutrinador todo o conjunto de artigos da nova lei favoreceu o agente público. - Ante ocorrência de diversas evoluções sociais e políticas surgiu a preocupação do legislador em atualizar a referida legislação, emergindo, assim, a nova Lei de Abuso de Autoridade. Já as afirmativas falsas são: - A edição da referida lei aconteceu em época equivocada, trazendo a impressão para o judiciário e parte da população de uma resposta vingativa do Parlamento contra os operadores do direito, que,naquela ocasião, passavam por um momento frágil da operação. - O objetivo do legislador com a lei foi tipificar as condutas abusivas cometidas pelas autoridades, como agentes do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais