Buscar

Quais as diferenças, do ponto de vista clínico, das úlceras de membro inferior de origem arterial e venosa? As úlceras são feridas superficiais ou...

Quais as diferenças, do ponto de vista clínico, das úlceras de membro inferior de origem arterial e venosa?

As úlceras são feridas superficiais ou profundas que podem ser causadas por fatores, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco, como sedentarismo e tabagismo.
No caso das úlceras de membros inferiores, as mais comuns são causadas por problemas de circulação: úlceras arteriais e venosas.
As úlceras artérias são feridas que se formam a partir de uma obstrução das artérias, pois existe uma escassez de sangue oxigenado e nutrientes para suprir os tecidos adjacentes, resultando no apoptose das células e posteriores lesões.
As úlceras venosas são causadas pela dificuldade de retorno do sangue desoxigenado para o lado direito do coração, correspondendo a 80% das feridas que acometem os membros inferiores.

Essa pergunta também está no material:

VASCULITES E ÚLCERAS ARTERIAIS VENOSAS
6 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados IV Centro Universitário FIPMocCentro Universitário FIPMoc

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As úlceras de membro inferior de origem arterial e venosa apresentam diferenças clínicas importantes. As úlceras arteriais geralmente são mais dolorosas, apresentam bordas regulares e profundas, com pouco ou nenhum tecido de granulação. Já as úlceras venosas são menos dolorosas, apresentam bordas irregulares e superficiais, com tecido de granulação abundante e exsudato. Além disso, as úlceras venosas costumam ser maiores e mais comuns na região do tornozelo, enquanto as úlceras arteriais são mais comuns na região dos dedos e do dorso do pé.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais