Buscar

Assim como Monteiro Lobato, Gilberto Gil também se ocupa da realidade nacional, tentando sondar o perfil do homem brasileiro no presente, represent...

Assim como Monteiro Lobato, Gilberto Gil também se ocupa da realidade nacional, tentando sondar o perfil do homem brasileiro no presente, representado pelo Jeca Total, uma versão revista e atualizada do Jeca Tatu do passado. Na canção de Gil, o Jeca não é mais o matuto adoentado e desinformado; o novo Jeca é o “doente curado”, curado das enfermidades e da ignorância. Não mais restrito à zona rural, ele se encontra integrado à sociedade e ocupa todos os ambientes: a sala de televisão, o senado e até o olimpo imaginário, e, embora não tenha abandonado os ditos populares, agora ele tem acesso a outros conteúdos, pois até assiste à Gabriela, telenovela baseada na obra homônima de Jorge Amado, protagonizada por Sônia Braga. O Jeca Total é uma pessoa eloquente, capaz de falar por si mesmo e pelo outros e de expressar as ideias próprias e as alheias, por isso é capaz de defender um projeto de lei e pode ser comparado a Jorge Salomão, poeta, compositor e diretor de teatro baiano. “Representante da gente” em diversas instâncias, Jeca Total é o brasileiro que superou o atraso.


O texto apresenta uma análise crítica da obra de Gilberto Gil, Jeca Total, que representa o homem brasileiro do presente, integrado à sociedade e capaz de defender projetos de lei.
O texto apresenta uma análise crítica da obra de Monteiro Lobato, Jeca Tatu, que representa o homem brasileiro do passado, restrito à zona rural e desinformado.
O texto apresenta uma análise crítica da obra de Jorge Salomão, poeta, compositor e diretor de teatro baiano, que representa o homem brasileiro do presente, integrado à sociedade e capaz de defender projetos de lei.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma análise crítica da obra de Gilberto Gil, Jeca Total, que representa o homem brasileiro do presente, integrado à sociedade e capaz de defender projetos de lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando