Buscar

A comparação entre os dois poemas acentua diferenças formais e temáticas que marcam momentos distintos da literatura brasileira: o Parnasianismo e ...

A comparação entre os dois poemas acentua diferenças formais e temáticas que marcam momentos distintos da literatura brasileira: o Parnasianismo e o Modernismo. Tomando por base os trechos selecionados, JUSTIFIQUE a afirmação anterior.

O Texto I apresenta características do Parnasianismo, como a descrição detalhada da natureza e a idealização da figura feminina, enquanto o Texto II apresenta características do Modernismo, como a linguagem coloquial, a quebra de padrões formais e a valorização do cotidiano e do popular.
O Texto I apresenta uma linguagem rebuscada e uma idealização da figura feminina, enquanto o Texto II apresenta uma linguagem coloquial e uma valorização do cotidiano e do popular, características do Modernismo.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A comparação entre os dois poemas apresenta diferenças formais e temáticas que marcam momentos distintos da literatura brasileira. O Texto I apresenta características do Parnasianismo, como a descrição detalhada da natureza e a idealização da figura feminina, enquanto o Texto II apresenta características do Modernismo, como a linguagem coloquial, a quebra de padrões formais e a valorização do cotidiano e do popular. O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no século XIX e se caracterizou pela busca da perfeição formal, pela descrição detalhada da natureza e pela idealização da figura feminina. Já o Modernismo foi um movimento literário que surgiu no Brasil no início do século XX e se caracterizou pela quebra de padrões formais, pela valorização do cotidiano e do popular e pela busca de uma identidade nacional. Dessa forma, a comparação entre os dois poemas evidencia as diferenças entre esses dois momentos da literatura brasileira, mostrando como o Parnasianismo se preocupava com a forma e a idealização, enquanto o Modernismo buscava a renovação e a valorização do cotidiano e do popular.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando