Buscar

Considere a passagem de texto que segue:  “O pluralismo visou romper com essa tradição, analisando o comportamento ‘real’ dos atores sociais. Alé...

Considere a passagem de texto que segue: 



“O pluralismo visou romper com essa tradição, analisando o comportamento ‘real’ dos atores sociais. Além disso, o pluralismo visa ser ciência, no sentido empírico, buscando escapar de um caráter especulativo, próprio da filosofia política, afirmando ser necessário testar as proposições teóricas”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, José Augusto. Elitismo, pluralismo e participação democrática: abordagens teóricas para o problema da representatividade. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão/PR, v. 17, n. 26, p. 152-168, jul./dez., 2015. p. 157. . Acesso em 12 nov. 2018. 


Levando em conta a citação acima e os conteúdos do livro-base, As elites políticas: questões de teoria e método, sobre o “pluralismo”, sabe-se que, em sentido geral, vários autores não pensam de maneira idêntica sobre esse tema, mas apresentam alguns traços em comum, os quais podem ser sintetizados em alguns pontos. Sendo assim, examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa que corretamente revela os pontos convergentes entre os “pluralistas”:

AOs pluralistas aceitam que a vida política é controlada por minorias; a democracia só pode funcionar de modo adequado em uma sociedade complexa do ponto de vista social, que produza vários grupos organizados capazes de concorrer entre si na vida política. E, ainda, é preciso que tais grupos sejam autônomos, isto é, capazes de formular seus objetivos sem a interferência do Estado.BO pluralismo político acontece em função do pluripartidarismo, isto é, um conjunto variado e diversificado de partidos políticos que se alternam periodicamente no poder.CO pluralismo político se dá no processo de evolução histórica, ou seja, na passagem de formas primitivas para formas evoluídas de governo, indo desde a dinastia e império até a democracia social e o comunismo utópico.DO pluralismo político é um fenômeno tipicamente norte-americano, inexistindo essa forma de organização do poder em outros países.EA teoria do pluralismo político foi superada pela teoria das oligarquias políticas, sendo atualmente uma abordagem de vanguarda em relação aos estudos dos grupos elitários.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Os pluralistas aceitam que a vida política é controlada por minorias; a democracia só pode funcionar de modo adequado em uma sociedade complexa do ponto de vista social, que produza vários grupos organizados capazes de concorrer entre si na vida política. E, ainda, é preciso que tais grupos sejam autônomos, isto é, capazes de formular seus objetivos sem a interferência do Estado." Isso porque o pluralismo político é uma corrente teórica que defende a existência de múltiplos grupos de interesse na sociedade, que devem competir entre si para influenciar as decisões políticas. Esses grupos podem ser minorias, mas devem ser autônomos e capazes de formular seus próprios objetivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais