Buscar

Considere o excerto de texto a seguir:  “O autor de New Heaven propõe por à prova empírica a teoria madisoniana, colocando o problema da intensid...

Considere o excerto de texto a seguir: 



“O autor de New Heaven propõe por à prova empírica a teoria madisoniana, colocando o problema da intensidade. Dahl verificará que minorias desejam mais intensamente seus objetivos, em detrimento de uma maioria total ou quase indiferente”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, José Augusto. Elitismo, pluralismo e participação democrática: abordagens teóricas para o problema da representatividade. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão/PR, v. 17, n. 26, p. 152-168, jul./dez., 2015. p. 158. . Acesso em 12 nov. 2018. 


A partir da citação indicada e dos conteúdos do livro-base, As elites políticas: questões de teoria e método, sobre o “pluralismo”, sabe-se que as análises de Dahl para fundamentar sua perceptiva pluralista apontou algumas conclusões em seu famoso estudo sobre a cidade de New Haven. Sendo assim, verifique as proposições abaixo e marque a alternativa que corretamente apresenta as conclusões de Dahl nesse estudo:

ANo caso de New Haven havia um sistema político plural que permitia a participação de vários grupos no processo decisório. A influência política era dispersa, embora desigual e os padrões de liderança eram múltiplos.BNo seu famoso estudo sobre New Haven, Dhal constatou que o pluralismo político se verificava pela participação das igrejas na composição dos partidos e da sociedade civil organizada.CNew Haven se tornou conhecida como a cidade da democracia direta, semelhante ao que acontece nos cantões da Suíça.DA cidade estudada por Dahl indicava um alto padrão de poder concentrado, fato que veio a corroborar a tese de Mills de que o poder sempre é concentrado.ENesses estudos, as conclusões de Dahl se mostraram infrutíferas e o autor acabou sua carreira acadêmica no ostracismo, sem nenhum mérito ou reconhecimento.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "No caso de New Haven havia um sistema político plural que permitia a participação de vários grupos no processo decisório. A influência política era dispersa, embora desigual e os padrões de liderança eram múltiplos." Isso porque Dahl constatou que em New Haven havia uma pluralidade de grupos que participavam do processo decisório, o que caracteriza um sistema político plural. Além disso, a influência política era dispersa, embora desigual, e os padrões de liderança eram múltiplos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais