Buscar

A queda excessiva dos cabelos é chamada de alopecia e pode acarretar em impactos psicossociais. A alopecia pode ser classificada em difusas ou loca...

A queda excessiva dos cabelos é chamada de alopecia e pode acarretar em impactos psicossociais. A alopecia pode ser classificada em difusas ou localizadas, sendo ocasionada por falhas na formação dos cabelos, alterações do ciclo capilar e destruição folicular. Imagine que você está em atendimento e a paciente, uma mulher de 35 anos, relata o seguinte: tendo notado queda intensa de cabelo, e como o marido estava fazendo tratamento para alopecia, decidiu, por conta própria, fazer o mesmo que ele, tendo começado a utilizar minoxidil e finasterida. Sendo assim, responda:

Qual seria sua conduta quanto ao uso dos medicamentos sem orientação médica?

A paciente deve ser informada de que os medicamentos que está utilizando apresentam efetividade apenas em homens, pois atuam bloqueando a ação da DHT sobre os receptores dos bulbos capilares dos bios com predisposição à calvície.
A finasterida é contraindicada para mulheres em idade fértil em razão do possível potencial teratogênico.
A paciente deve ser orientada a suspender o uso dos medicamentos.
A paciente deve ser orientada a não utilizar medicamentos sem prescrição médica.
A paciente deve ser orientada a procurar um médico dermatologista, pois é o profissional habilitado para diagnosticar o caso após a análise do quadro de queda dos cabelos.

Essa pergunta também está no material:

Bases Farmacologicas e interações medicamentos na estetica
13 pág.

Farmacoterapia e Interações Medicamentosas Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta adequada seria orientar a paciente a suspender o uso dos medicamentos e procurar um médico dermatologista, pois é o profissional habilitado para diagnosticar o caso após a análise do quadro de queda dos cabelos. Além disso, é importante alertar a paciente sobre os riscos do uso de medicamentos sem prescrição médica, especialmente no caso da finasterida, que é contraindicada para mulheres em idade fértil devido ao possível potencial teratogênico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais