Buscar

Leia o seguinte extrato de texto: “[...] não impediu a eclosão da Segunda Guerra – ainda que Alemanha e União Soviética tenham ficado...

Leia o seguinte extrato de texto:

“[...] não impediu a eclosão da Segunda Guerra – ainda que Alemanha e União Soviética tenham ficado em lados opostos –, mas continuaria o principal paradigma para a reorganização política da Europa após este novo conflito, e novamente com o fim da Guerra Fria através da desintegração da União Soviética e da Iugoslávia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRIGOLA, Higor Ferreira; ALBUQUERQUE, Edu Silvestre de. Geopolítica e ideologia na construção da hegemonia das potências atlânticas. Sociedade e Território, Natal, v. 23, p. 21-36, 2011. p. 28.

O fato de a URSS proclamar uma revolução socialista em âmbito mundial fez com que os países europeus alinhados na Liga das Nações impusessem ao país soviético um isolamento, com o objetivo de evitar a união entre Rússia e Alemanha. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Geografia Política e Geopolítica, é correto afirmar que esse fator ficou conhecido como:


A Exército Branco
B Exército vermelho
C Cordão Sanitário.

Essa pergunta também está no material:

geografia politica e geopolítica
8 pág.

Geografia Ee Doutor Geraldo Perlingeiro De AbreuEe Doutor Geraldo Perlingeiro De Abreu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) Cordão Sanitário. O Cordão Sanitário foi uma política adotada pelos países europeus alinhados na Liga das Nações para isolar a União Soviética e evitar a união entre Rússia e Alemanha, após a proclamação de uma revolução socialista em âmbito mundial pela URSS.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais