Buscar

Sobre os métodos e princípios hermenêuticos aplicáveis na seara constitucional é correto afirmar que: Os métodos clássicos de interpretação (liter...

Sobre os métodos e princípios hermenêuticos aplicáveis na seara constitucional é correto afirmar que:

Os métodos clássicos de interpretação (literal ou gramatical, histórico, sistêmico e teleológico), segundo a doutrina majoritária, não são aplicáveis na interpretação do texto constitucional.
Segundo o método tópico-problemático, o intérprete parte de uma pré-compreensão da norma para aplicar ao problema, pois considera que o texto constitucional é um limite intransponível para o intérprete.
De acordo com o princípio da correção funcional, o intérprete não pode subverter o esquema organizatório-funcional estabelecido na Constituição, pois, caso contrário, haveria permissão para que um poder invada a competência de outro.
Pelo princípio da eficácia integradora, o intérprete, ao concretizar a Constituição, deve harmonizar os bens jurídicos envolvidos no conflito, de modo que não seja necessário sacrificar totalmente nenhum deles.
Segundo o princípio da unidade da Constituição, para que não se instaure a total insegurança jurídica, é preciso aceitar o dogma de que existe apenas uma interpretação possível das normas constitucionais.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

4
12 pág.

Direito Civil V Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Explicação: - A afirmativa I está correta, pois os métodos clássicos de interpretação não são suficientes para a interpretação do texto constitucional, sendo necessário a utilização de outros métodos e princípios hermenêuticos. - A afirmativa II está incorreta, pois o método tópico-problemático não parte de uma pré-compreensão da norma, mas sim de uma análise do problema a ser solucionado. - A afirmativa III está correta, pois o princípio da correção funcional impede que o intérprete subverta a organização e as competências estabelecidas na Constituição. - A afirmativa IV está correta, pois o princípio da eficácia integradora busca harmonizar os bens jurídicos envolvidos em um conflito, evitando que um deles seja totalmente sacrificado. - A afirmativa V está incorreta, pois a interpretação constitucional não é dogmática, havendo diversas possibilidades de interpretação das normas constitucionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais