Buscar

A didática se torna fundamental na formação do educador, quando utilizada do ponto de vista da relação sociedade-educação, onde a prática educacion...

A didática se torna fundamental na formação do educador, quando utilizada do ponto de vista da relação sociedade-educação, onde a prática educacional é reconhecida como intencional, visando a emancipação do sujeito e consequentemente contribuindo para o exercício da cidadania e para o convívio social. Todavia, quando reduzida apenas como um subsídio metodológico ela pode representar um perigo, pois:

  • Acaba possibilitando aos docentes uma maior flexibilização quanto as formas de trabalhar, o que pode comprometer a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
  • Nessa prática não é permitido que o educador reflita suas ideologias, contudo, o que se observa são docentes realizando práticas desvinculadas do padrão educacional tradicionalmente esperado.
  • Acaba desenvolvendo nos educadores a falsa sensação de que estão seguindo um padrão de desenvolvimento de suas intervenções.
  • Nessa prática, o educador sempre reflete uma ideologia, e caso, ele não esteja consciente disso, pode acabar reforçando a ideologia dominante, a qual visa preparar o indivíduo apenas para o mercado de trabalho, que se apresenta altamente excludente.

‹ PERGUNTA ANTERIOR

PRÓXIMA PERGUNTA ›


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais