Buscar

Um ambiente acusticamente confortável é aquele que as pessoas escutam bem. Nele, a arquitetura não influencia negativamente sobre o som, ou seja, o...

Um ambiente acusticamente confortável é aquele que as pessoas escutam bem. Nele, a arquitetura não influencia negativamente sobre o som, ou seja, o seu nível é agradável, independente das superfícies e materiais que ali existam. Além disso, o ruído emitido de uma fonte externa ao local, não deve interferir no que está sendo escutado ou falado dentro do recinto. Para que isso ocorra, o ambiente deve ser projetado considerando a sua tipologia construtiva e toda a possível sonoridade do futuro prédio. Como exemplo, as escolas não devem sofrer interferência devido ao ruído externo.

De acordo com o Estatuto da Cidade, lei nº 10257 de 10 de julho de 2001, o art. 1º estabelece normas para que haja o equilíbrio ambiental entre as edificações, “(...) assim evitando efeitos negativos sobre o ambiente natural ou construído, o conforto ou a segurança da população”. Uma questão importante que se deve observar é o ruído urbano. É preciso ter consciência da existência das fontes de ruído na vizinhança e analisar quais as medidas cabíveis para seu controle. Dessa maneira, temos dois tipos de sonoridade a se preocupar: externa (por exemplo: o trânsito) e a interna (os alunos).

O objetivo dessa atividade é:

- Compreender em que grau o ruído atrapalha as atividades das salas medidas;

- Caracterizar o ruído;

- Pesquisar uma solução para o problema, caso este seja encontrado.

Na presente atividade prática, você irá testar como o ruído interfere na sala de aula/ sala medida. A presente atividade será realizada em casa, para isso utilizaremos alguns elementos para o desenvolvimento desta. Pegue lápis, papel e caneta e vamos lá!!

O nível de pressão sonora foi avaliado pelo Medidor de nível de Pressão Sonora solo 01dB, ou sonômetro, como já fora conhecido. Com os resultados, obteve-se o valor de nível de pressão sonora.

Os 15 minutos de cada medição foram retirados da análise feita por Donato et al. (2006). Aplicando a teoria geral da propagação de erros na obtenção do Leq de uma avenida, Donato et al. (2006) chegou-se à conclusão que a partir de 15 minutos, os outros valores cairiam na média do que foi obtido, dessa maneira, validando o tempo escolhido para realizar a medição.

Tabela 1 – Níveis obtidos em medição do Colégio CAP de Maringá-PR em 2022


ATIVIDADE:

A partir da análise feita da tabela 01, você tem anotado 15 medições. A sala de aula medida tem 5m x 8m e pé direito de 2,8m. Com esses dados, vamos dar início aos cálculos.

1- Faça a média dos dados em decibéis encontrados. Lembre-se da fórmula:


onde n é o número de medições (15) e L o valor medido em cada um dos elementos.


2 - Faça um gráfico com os 15 níveis encontrados. O gráfico deverá ser composto pelo eixo X em tempo e o eixo Y valores dos níveis. Marque também o valor encontrado no item 1, ou seja, a média.

3 - A partir dos dados encontrados do 1 e 2, compare com a tabela abaixo e diga no relatório em quais países a sala de aula está em conformidade com o padrão de acústica e quais países foram com valores superiores.


4 -    Para finalizar o relatório, apresente um tipo de solução acústica para essa sala de aula medida, ou caso não precise, escreva quais elementos ajudam a sala a possuir esse isolamento do ruído.  

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais