Buscar

O poder tampão do solo é a capacidade que o solo tem em resistir às alterações do pH, que podem ser ocasionadas por fatores naturais ou de manejo. ...

O poder tampão do solo é a capacidade que o solo tem em resistir às alterações do pH, que podem ser ocasionadas por fatores naturais ou de manejo. Por que isso ocorre?

a. Os tampões possuem uma capacidade limite de tamponamento, alguns fatores ultrapassam o limiar tamponante do solo e, consequentemente, ocorre a variação do pH.
b. Os tampões do solo funcionam apenas quando há a utilização de fertilizantes ou lixiviação, pois são os únicos fatores que podem levar ao desequilíbrio iônico, ativando o sistema de tamponamento.
c. O sistema tampão do solo só é efetivo em pH neutro, assim, quando há alterações naturais ou de manejo ocorre acidificação e o tampão não pode ser mais eficiente.
d. Alguns fatores podem interferir diretamente na fase líquida do solo, o que interfere em sua capacidade de tamponamento.
e. Quando há a utilização de fatores que causem a retirada de íons ou aumento de prótons no solo ocorre interferência no processo de calagem, o que impedem o funcionamento do sistema tampão do solo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Regular BIOQUÍMICA VEGETAL APLICADA À AGRONOMIA
6 pág.

Bioquímica para Agronomia Centro Universitário IngáCentro Universitário Ingá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O poder tampão do solo ocorre porque o solo possui substâncias químicas chamadas tampões, que são capazes de neutralizar ácidos ou bases adicionados ao solo, mantendo o pH relativamente estável. A alternativa correta é a letra "a".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais