Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Marli André, como o behaviorismo foi utilizado na escola?

a.
O behaviorismo era utilizado teoricamente por meio princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de subjetividade”.

b.
O behaviorismo só foi utilizado na escola na década de 30 e logo sua utilização foi abandonada.

c.
Os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em interação entre o pesquisador, professor e alunos, com o objetivo de analisar essa interação.

d.
Até o final dos anos 90, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de participação que tinham como objetivo de medir a eficácia dos professores em sala de aula.

e.
Até o final dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”.
User badge image
Tania Goes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta de acordo com Marli André sobre como o behaviorismo foi utilizado na escola: a) O behaviorismo era utilizado teoricamente por meio princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de subjetividade”. - Essa opção menciona "análises de subjetividade", que não é uma terminologia típica associada ao behaviorismo. b) O behaviorismo só foi utilizado na escola na década de 30 e logo sua utilização foi abandonada. - Essa afirmação é muito restritiva e não reflete a continuidade do uso do behaviorismo na educação. c) Os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em interação entre o pesquisador, professor e alunos, com o objetivo de analisar essa interação. - Embora a interação seja importante, essa opção não menciona o foco do behaviorismo. d) Até o final dos anos 90, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de participação que tinham como objetivo de medir a eficácia dos professores em sala de aula. - Essa opção não se alinha diretamente com os princípios do behaviorismo. e) Até o final dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”. - Esta opção menciona a observação e análise de comportamentos, que é uma característica central do behaviorismo, e também se refere a "análises de interação", que é mais apropriado. Portanto, a alternativa correta é: e) Até o final dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com Marli André, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que aponta qual a definição de pesquisa.
a. Pesquisa é a existência de um problema que se deverá analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução.
b. Pesquisa é a existência de uma hipótese que se deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução.
c. Pesquisa é a existência de uma investigação que se deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução.
d. Pesquisa é a existência de uma indagação que se deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução.
e. Pesquisa é a existência de um problema que se deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução.

Qual a diferença entre uma abordagem quantitativa e uma abordagem qualitativa?
a. A abordagem qualitativa recorre ao levantamento, computo e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa cuja a ênfase recai sobre os resultados obtidos. A abordagem quantitativa prioriza o processo que envolve os atores e variados fatores considerados na pesquisa.
b. A abordagem quantitativa recorre ao levantamento, computo e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa cuja a ênfase recai sobre os resultados obtidos. A abordagem qualitativa prioriza o processo que envolve os atores e variados fatores considerados na pesquisa.
c. A abordagem quantitativa recorre apenas à análise de dados. Trata-se de uma pesquisa cuja a ênfase recai sobre os resultados obtidos. A abordagem qualitativa prioriza o processo que envolve os atores e variados fatores considerados na pesquisa.
d. A abordagem quantitativa recorre ao levantamento, computo e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa cuja a ênfase recai sobre os resultados obtidos. A abordagem qualitativa não prioriza o processo e não envolve os atores e variados fatores considerados na pesquisa.
e. A abordagem quantitativa é relacionada apenas à análise numérica. E a abordagem qualitativa apenas é utilizada nas ciências humanas.

Assinale as alternativas com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Entende-se por Metodologia:
Verdadeiro O nome de uma disciplina relacionada, de variadas formas, à pesquisa, seja ela acadêmica ou científica.
Falso Um conjunto de conhecimentos que prescinde de métodos.
Verdadeiro O estudo em torno de diferentes métodos de pesquisa.
Falso Um conjunto de conhecimentos que considera apenas a pesquisa teórica.

Suponha que a sua orientadora solicite uma pesquisa cujo título provisório é “História da Educação no Brasil”. Provavelmente, você precisaria discutir a realização do trabalho, tendo em vista que:
a . A Educação é uma área de estudos recente e não demanda pesquisas acadêmicas.
b. O assunto é irrelevante e não traz qualquer conhecimento novo.
c. O tema é pouco abrangente. Não haveria necessidade de qualquer ajuste.
d. O tema é muito abrangente. Na forma como foi encomendada pela orientadora, seria preciso delimitá-lo, visando a repensar o escopo da pesquisa.

Os estudiosos de “Metodologia de Pesquisa” diferenciam as abordagens quantitativa e qualitativa. Preencha as lacunas, no parágrafo a seguir, indicando a sequência mais adequada:
a . Abordagem qualitativa – quente – abordagem quantitativa – subjetivos
b. abordagem qualitativa – fria – abordagem quantitativa – subjetivos
c. Abordagem quantitativa – quente – abordagem qualitativa – subjetivos
d. abordagem quantitativa – fria – abordagem qualitativa – objetivos

Questão referente ao Texto-base – Tendências atuais da pesquisa na escola | Marli Eliza D. A. de André.
Quais são as contribuições da abordagem etnográfica na educação?
a. Considerar a multiplicidade de significados presentes em uma dada situação; atitude aberta e flexível que deve manter o pesquisador durante a coleta e a análise dos dados.
b. Considerar a multiplicidade de significados presentes em uma dada situação; atitude inflexível que deve manter o pesquisador durante a coleta e a análise dos dados.
c. Não considerar a multiplicidade de significados presentes em uma dada situação; atitude aberta e flexível que deve manter o pesquisador durante a coleta e a análise dos dados.
d. Considerar a multiplicidade de significados presentes em uma dada situação; atitude fechada e flexível que deve manter o pesquisador durante a coleta e a análise dos dados.
e. Considerar a multiplicidade de pessoas presentes em uma dada situação; atitude aberta e flexível que deve manter o pesquisador durante a coleta e a análise dos dados.

Mais conteúdos dessa disciplina