Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
O capítulo 32 de Deuteronômio é um resumo total do livro. É feito por Moisés em forma de cântico, para que o povo não se esquecesse. Era um recurso de Moisés para levar o povo a não deixar de se atentar ao que ele estava precisando dizer e, uma forma de dizer que aquilo era uma fala divina. Esse resumo ocorre através de três atos ou formam uma divisão no esboço do Capítulo 32 do Livro. Com base no estudo realizado, quais são estes atos ou divisões do Capítulo 32 e a quem é dirigido o Capítulo:

a. Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido a todo o povo.
b. Recorda, Anima e Prossiga – É dirigido a todo o povo.
c. Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido aos Sacerdotes.
d. Recorda, Anima e Prossiga – É dirigido aos Sacerdotes.
e. Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido aos Levitas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta sobre o capítulo 32 de Deuteronômio, precisamos considerar o conteúdo e a intenção do cântico de Moisés. O cântico é uma forma de lembrar o povo sobre a fidelidade de Deus e a importância de obedecer aos Seus mandamentos. Analisando as opções: a) Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido a todo o povo. b) Recorda, Anima e Prossiga – É dirigido a todo o povo. c) Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido aos Sacerdotes. d) Recorda, Anima e Prossiga – É dirigido aos Sacerdotes. e) Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido aos Levitas. O cântico de Moisés realmente enfatiza a necessidade de recordar, obedecer e ter cuidado com os ensinamentos de Deus, e é dirigido a todo o povo de Israel, não apenas a sacerdotes ou levitas. Portanto, a alternativa correta é: a) Recorda, Obedece e Cuidado – É dirigido a todo o povo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o estudo realizado, os atos ou divisões do Capítulo 32 de Deuteronômio são: Recorda, Anima e Prossiga. E o capítulo é dirigido a todo o povo. Portanto, a alternativa correta é a letra b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O período deste livro está compreendido em quase 39 anos de história, onde, o povo saiu da planície do Sinai e foi até a margem esquerda do rio Jordão. É um elo histórico entre os livros de Êxodo e Josué. Embora este Livro tenha este nome porque fala dos sensos realizados, principalmente no capítulo 26, o título dado na Torá, pelos hebreus, parece refletir melhor o caráter do livro, na Torá é “Bedmidhbar” que se traduz por “No deserto”. Estamos, assim, falando de qual Livro do Pentateuco? Assinale a alternativa correta:

a. O Livro de Gênesis.
b. O Livro de Números.
c. O Livro de Êxodo.
d. O Livro de Levítico.
e. O Livro de Deuteronômio.

Marque a alternativa que demonstra qual o milagre que o texto irá sugerir como sendo um milagre maior:

a. O milagre de dar a um povo infiel, um líder com intimidade divina.
b. O milagre de derrotar o Egito.
c. O texto não sugere milagre maior do que os referidos.
d. O milagre do aperfeiçoamento do povo, da mudança de caráter, do encorajamento, tomar posse do melhor e, consequentemente, deixar o passado sem Deus.
e. O milagre de aperfeiçoar o povo nas leis de Moisés e aprender a não servir mais ninguém além do líder que Deus constituísse.

Podemos dizer que há três momentos distintos que Deus entrega leis ao seu povo através de Moisés. O primeiro é a entrega do decálogo (os 10 mandamentos), o segundo momento é logo após, com as leis complementares para o campo e para os animais e a terceira vez foi diferente das demais, pois, foram leis que diziam respeito a edificação e procedimentos com algo que era único para o povo de Deus no deserto. Estamos falando de leis para qual seguimento, situação ou para o quê?

a. Leis para o Tabernáculo.
b. Leis para a Liderança.
c. Leis para os legisladores da Lei.
d. Leis para os registros no deserto.
e. Leis para a Terra Prometida.

No capítulo 32 do Livro de Deuteronômio, vamos ver falar pela primeira vez sobre os “mandamentos”. A expressão “10 mandamentos” só é citada no capítulo 34, versículo 28 e posteriormente na releitura da Lei em Deuteronômio. O decálogo, como é conhecido, foram escritos no Monte Sinai, em duas tábuas de pedra, pelo dedo de Deus. Os mandamentos são um conjunto de princípios ligados a adoração e ética. Estas tábuas foram quebradas por Moisés, em um momento de repúdio ao que os israelitas estavam fazendo durante sua subida ao monte. Foi quando ele retornou e viu o povo adorando um bezerro de ouro. Sabendo que estas tábuas foram quebradas, como podemos explicar que elas estiveram posteriormente dentro da Arca da Aliança?

a. Deus escreveu com seu dedo, outra tábua, e deu-a a Moisés.
b. O povo escreveu uma nova tábua para Moisés para compensar a desobediência.
c. Deus fez Moisés, escrever com seu dedo, outra tábua no monte Sinai.
d. A Bíblia não fala de “segunda Tábua”.
e. Moisés ficou 40 dias no monte Sinai escrevendo nova tábua.

Mais conteúdos dessa disciplina