Buscar

O jurista Hélio Bicudo, respeitado teórico, ocupou importantes postos em associações de direitos humanos e no sistema internacional de sua proteção...

O jurista Hélio Bicudo, respeitado teórico, ocupou importantes postos em associações de direitos humanos e no sistema internacional de sua proteção. Analise sua reflexão abaixo: “Os direitos humanos, depois de lutas que se vêm travando ao longo dos tempos, chegaram, ao final do século XX, como uma imposição da comunidade aos homens, traduzida em tratados e convenções internacionais, ingressando, por último, na legislação ordinária dos Estados, configurando todo o processo que serve de fundamento maior à própria democracia, agora, não apenas assentada na representação, mas, sobretudo, na participação. (...) Neste sentido, convém que se busquem, em primeiro lugar, as raízes sobre as quais assentaram os grandes movimentos religiosos e filosóficos, no seu desenvolvimento para reconhecer no homem o sujeito do direito, que busca proteger na dimensão da própria vida, fundamento maior do próprio Direito e da Justiça como meta capaz de alcançar a paz” (BICUDO, Hélio. Direitos Humanos e sua proteção. SP: FTD, 1997) Considerando o que o autor afirma, indique a alternativa coerente:
Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais.

Essa pergunta também está no material:

PED DIREITOS HUMANOS N1 e N2
57 pág.

Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa coerente é: "Diferentes movimentos religiosos e filosóficos permitiram desenvolver historicamente a noção de ser humano como sujeito de direitos universais." O autor Hélio Bicudo defende que os direitos humanos são uma imposição da comunidade aos homens, traduzida em tratados e convenções internacionais, ingressando, por último, na legislação ordinária dos Estados, configurando todo o processo que serve de fundamento maior à própria democracia. Ele também afirma que é importante buscar as raízes sobre as quais assentaram os grandes movimentos religiosos e filosóficos, no seu desenvolvimento para reconhecer no homem o sujeito do direito, que busca proteger na dimensão da própria vida, fundamento maior do próprio Direito e da Justiça como meta capaz de alcançar a paz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais