Buscar

O Caso “Raposa Serra do Sol” consistiu, originalmente, em ação popular proposta por Senador da República, impugnando o modelo de demarcação contínu...

O Caso “Raposa Serra do Sol” consistiu, originalmente, em ação popular proposta por Senador da República, impugnando o modelo de demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ramos, Andre De Carvalho. Curso De Direitos Humanos - 8ª Edição 2021 (p. 1505). Saraiva Jur. Edição do Kindle A cerca do referido caso, indique a alternativa correta:

a) O STF que a exclusividade de usufruto das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nas terras indígenas não é conciliável com a eventual presença de não índios.
b) O STF entendeu que quanto à demarcação, o marco temporal de ocupação não foi a data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), mas a Constituição de 1967 que lhes reconhecia tal direito.
c) O STF permitiu que as comunidades indígenas interditem ou bloqueiem estradas, cobrem pedágio pelo uso de suas terras.
d) O STF decidiu que compete à União juntamente com os Estados e Municípios, por atos situados na esfera de atuação do Poder Executivo, a instauração e conclusão formal do processo demarcatório das terras indígenas.
e) O STF entendeu que a Constituição reconheceu o direito de terras que os índios tradicionalmente ocupavam, tendo a demarcação natureza de uma ato declaratório de uma situação preexistente.

Essa pergunta também está no material:

PED DIREITOS HUMANOS N1 e N2
57 pág.

Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) O STF decidiu que compete à União juntamente com os Estados e Municípios, por atos situados na esfera de atuação do Poder Executivo, a instauração e conclusão formal do processo demarcatório das terras indígenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais