Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros

caminho mínimo para ir de A a C pela base da pirâmide é 2√3. Calcule a medida do ângulo determinado pela aresta lateral e a base.

User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular o ângulo determinado pela aresta lateral e a base, precisamos usar a trigonometria. Sabemos que a tangente do ângulo é igual à razão entre a altura da face lateral e a metade da base da pirâmide. Seja x a medida do ângulo que queremos encontrar. Temos que: tan(x) = altura da face lateral / (1/2 * base da pirâmide) tan(x) = h / (1/2 * 2√3) tan(x) = h / √3 h = tan(x) * √3 A altura da face lateral é igual à raiz quadrada de 3 vezes a medida da aresta da base dividido por 2. Portanto: h = √3 * (2√3) / 2 h = 3/2 * √3 Substituindo na equação da tangente, temos: tan(x) = (3/2 * √3) / √3 tan(x) = 3/2 x = arctan(3/2) x ≈ 56,31° Portanto, o ângulo determinado pela aresta lateral e a base é de aproximadamente 56,31 graus.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. (ITA1990) Seja V o vértice de uma pirâmide com base triangular ABC. O segmento AV, de comprimento unitário, é perpendicular à base. Os ângulos das faces laterais, no vértice V, são todos de 45 graus. Deste modo, o volume da pirâmide será igual a:

a) 2/6
b) 2/3
c) 2/2
d) 2/1
e) n.d.a

4. (Ceará 1992) Seja LMN um triângulo tal que LN 1≤x, MN 1≤x e LM 0

6. A altura de uma pirâmide triangular regular é h. O ângulo diédrico entre as faces laterais é φ. Determine o volume da pirâmide.

Mais conteúdos dessa disciplina