Buscar

Émile Durkheim (1858-1917) é considerado, conjuntamente com Auguste Comte (1798-1857), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920), um dos fundad...

Émile Durkheim (1858-1917) é considerado, conjuntamente com Auguste Comte (1798-1857), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920), um dos fundadores da Sociologia. Em 1895, Durkheim publicou As regras do método sociológico, onde apresenta o conceito de fato social. Este conceito é central na sociologia durkheiminiana. Sobre o fato social é correto afirmar:
01) Émile Durkheim afirma em As regras do método sociológico que o fato social é exterior às pessoas.
02) O fato social, segundo Émile Durkheim, possui uma existência própria, para além das manifestações individuais.
04) Em As regras do método sociológico, Émile Durkheim propõe que o fato social é geral, ocorrendo no conjunto de uma sociedade.
08) Para Émile Durkheim, o fato social é particular e individual.
16) Uma das características definidoras do fato social, segundo Émile Durkheim, é a sua capacidade de coerção sobre as pessoas.

Essa pergunta também está no material:

02 26 (Filosofia - Caderno 1) [Tetra e Medicina]
23 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 02) O fato social, segundo Émile Durkheim, possui uma existência própria, para além das manifestações individuais. Durkheim defendia que o fato social é um fenômeno coletivo, que existe independentemente das vontades individuais e que exerce uma pressão coercitiva sobre os indivíduos. Ele afirmava que o fato social é exterior às pessoas e possui uma existência própria, para além das manifestações individuais. Além disso, Durkheim propunha que o fato social é geral, ocorrendo no conjunto de uma sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais