Buscar

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: Dotada de propriedades linguísticas próprias, as línguas de sinais só funcionam quando as duas art...

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Dotada de propriedades linguísticas próprias, as línguas de sinais só funcionam quando as duas articulações formam uma combinação. Ou seja, é preciso combinar unidades mínimas. Lyons (1981) se refere a essa característica da língua como “a propriedade de (a língua) possuir dois níveis de estrutura, de tal forma que as unidades do primeiro são compostas de elementos do segundo e cada um dos dois níveis tem seus próprios princípios de organização” (LYONS, 1981, p. 32). Como exemplo de dupla articulação das línguas de sinais temos o sinal de AVISAR
A Unidade mínima: Configuração de Mãos (mão direita em M). Unidade mínima: Movimento (em arco para frente e para baixo mantendo a boca aberta). Unidade mínima: Ponto de articulação (PA) (ponta do polegar tocando o queixo). Sinal de AVISAR.
B Unidade mínima: Configuração de Mãos (mão direita em E). Unidade mínima: Movimento (saindo da boca). Unidade mínima: Ponto de articulação (PA) (ponta do polegar tocando o ombro). Sinal de AVISAR.
C Unidade mínima: Configuração de Mãos (mão direita em Y). Unidade mínima: Movimento (em arco para frente e para baixo mantendo a boca aberta). Unidade mínima: Ponto de articulação (PA) (ponta do polegar tocando o tronco). Sinal de AVISAR.
D Unidade mínima: Configuração de Mãos (mão direita em Y). Unidade mínima: Movimento (em arco para frente e para baixo mantendo a boca aberta). Unidade mínima: Ponto de articulação (PA) (ponta do polegar tocando o queixo). Sinal de AVISAR.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Língua brasileira de sinais
9 pág.

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Unidade mínima: Configuração de Mãos (mão direita em Y). Unidade mínima: Movimento (em arco para frente e para baixo mantendo a boca aberta). Unidade mínima: Ponto de articulação (PA) (ponta do polegar tocando o queixo). Sinal de AVISAR. Isso porque a questão apresenta a descrição da dupla articulação das línguas de sinais e, em seguida, apresenta a descrição das unidades mínimas que compõem o sinal de AVISAR, sendo a letra D a única que apresenta as unidades mínimas corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais