Buscar

A Biologia molecular envolve o estudo das moléculas que armazenam e processam a informação genética. As propriedades químicas dessas moléculas e os...

A Biologia molecular envolve o estudo das moléculas que armazenam e processam a informação genética. As propriedades químicas dessas moléculas e os princípios que regem o seu comportamento são peças centrais para compreensão da manutenção e transferência dessa informação. Marque a alternativa que está INCORRETA em relação a propriedade química dos ácidos nucléicos.
A pouca variedade estrutural do RNA em relação ao DNA reflete as 3 principais diferenças químicas entre os dois polinucleotídeos: timina substituída por uracila, presença de ribose e –OH no carbono 2’ do açúcar.
Os ácidos nucléicos, DNA e RNA, são polímeros de nucleotídeos. Cada nucleotídeo possui 3 componentes: um açúcar desoxirribose (DNA) ou ribose (RNA), um grupamento fosfato e uma base nitrogenada.
As modificações pós-síntese de moléculas de DNA, RNA e proteínas podem afetar a estrutura e a atividade biológica dessas moléculas. No DNA, a metilação das bases A, C e G é bem comum e, em humanos, leva a ativação e silenciamento da expressão gênica.
A base uracila, comum ao RNA, é estruturalmente idêntica a timina, exceto pela ausência do grupamento metila (-CH3).
Os palíndromos são formados por repetições invertidas adjacentes, que ocorrem em uma das fitas de DNA ou nas duas fitas da hélice dupla. Essas sequências possuem funções biológicas importantes, como bloqueio da síntese proteica pelos ribossomos.

Essa pergunta também está no material:

14
1 pág.

Biologia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: A pouca variedade estrutural do RNA em relação ao DNA reflete as 3 principais diferenças químicas entre os dois polinucleotídeos: timina substituída por uracila, presença de ribose e –OH no carbono 2’ do açúcar. A afirmação está incorreta porque a principal diferença química entre o RNA e o DNA é que o RNA possui ribose em sua estrutura, enquanto o DNA possui desoxirribose. Além disso, o RNA possui uracila em vez de timina e um grupo hidroxila (-OH) no carbono 2' do açúcar ribose.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais