Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da jurisdição, assinale a assertiva incorreta:

A jurisdição exercida pelos árbitros tem a mesma eficácia da jurisdição estatal, pois além de promoverem a pacificação de conflitos, os árbitros possuem o poder de promover a execução da decisão, incluindo os atos de constrição sobre pessoas e bens.
A lide é elemento acidental da jurisdição, pois nem sempre está presente.
A função jurisdicional é substitutiva, pois o juiz não é o destinatário da norma jurídica que será elaborada e aplicada.
A imparcialidade do julgador é um elemento essencial no conceito de jurisdição.
Segundo Chiovenda, o juiz atua a vontade concreta da lei ao prestar a jurisdição, ou seja, transforma a norma geral e abstrata prevista no texto legal em norma concreta e específica a ser aplicada ao caso concreto.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A assertiva incorreta é: "A jurisdição exercida pelos árbitros tem a mesma eficácia da jurisdição estatal, pois além de promoverem a pacificação de conflitos, os árbitros possuem o poder de promover a execução da decisão, incluindo os atos de constrição sobre pessoas e bens." Isso porque a jurisdição arbitral não possui a mesma eficácia da jurisdição estatal em termos de execução forçada, já que a execução das decisões arbitrais depende da homologação pelo Poder Judiciário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A assertiva incorreta é: "A jurisdição exercida pelos árbitros tem a mesma eficácia da jurisdição estatal, pois além de promoverem a pacificação de conflitos, os árbitros possuem o poder de promover a execução da decisão, incluindo os atos de constrição sobre pessoas e bens." Embora a jurisdição exercida pelos árbitros seja importante e possua eficácia na solução de conflitos, ela não tem a mesma eficácia da jurisdição estatal. A jurisdição estatal é a única que possui o poder de império, ou seja, o poder de impor decisões e fazer cumprir as leis. Já a jurisdição arbitral é uma forma alternativa de solução de conflitos, que depende da vontade das partes envolvidas e não possui o mesmo poder coercitivo da jurisdição estatal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a teoria imanentista, idealizada por Savigny, a ação é um direito autônomo, público e concreto, existindo apenas quando a sentença julga procedente o pedido do autor.

A) Verdadeiro
B) Falso
C) Não é possível determinar

Na arbitragem, há heterocomposição, pois um terceiro imparcial, que é uma autoridade não estatal, soluciona um conflito de interesses. Configura exceção à regra da indelegabilidade da jurisdição a expedição de carta precatória que delegue a oitiva de testemunha a outro juízo.

D
E

Mais conteúdos dessa disciplina