Buscar

(PUC-MG) Antonio Candido, em sua Formação da literatura brasileira, ao escrever sobre o Romantismo, considera que, nesse estilo, o patriotismo se a...

(PUC-MG) Antonio Candido, em sua Formação da literatura brasileira, ao escrever sobre o Romantismo, considera que, nesse estilo, o patriotismo se aponta ao escritor como estímulo e dever. Com efeito, a literatura foi considerada parcela dum esforço construtivo mais amplo, denotando o intuito de contribuir para a grandeza da nação. Manteve-se durante todo o Romantismo esse senso de dever patriótico, que levava os escritores não apenas a cantar sua terra, mas a considerar suas obras como contribuição ao progresso. Acrescenta ainda três elementos românticos nacionalistas: desejo de exprimir uma nova ordem de sentimentos, agora reputados de primeiro plano, como o orgulho patriótico, extensão do antigo nativismo, desejo de criar uma literatura independente, diversa, não apenas uma literatura, [...] a noção já referida de atividade intelectual não mais apenas como prova de valor do brasileiro e esclarecimento mental do país, mas tarefa patriótica de construção nacional. A obra de Lima Barreto Triste fim de Policarpo Quaresma:
a) é romântica e exemplifica as palavras de Antonio Candido, já que seu protagonista se comporta como um romântico.
b) não é romântica e contraria as palavras de Antonio Candido, à medida que as atitudes do protagonista vão se revestindo de heroísmo romântico.
c) não é romântica e contradiz as palavras de Antonio Candido, tendo em vista que o protagonista acaba por se submeter a uma visão antinacionalista e, portanto, antirromântica.
d) é romântica e ratifica as palavras de Antonio Candido, porque o orgulho patriótico-romântico do protagonista encontra lugar de ação no decorrer da narrativa.
e) opõe-se ao Romantismo e não retrata as palavras de Antonio Candido, pois ironiza as posturas nacionalistas românticas através do protagonista.

Essa pergunta também está no material:

05 27 - (Parnasianismo, Simbolismo e Pré-modernismo)-2x2
11 pág.

Enem Escola Santa AfraEscola Santa Afra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) opõe-se ao Romantismo e não retrata as palavras de Antonio Candido, pois ironiza as posturas nacionalistas românticas através do protagonista. A obra de Lima Barreto, "Triste fim de Policarpo Quaresma", é considerada uma crítica ao nacionalismo romântico, representado pelo protagonista Policarpo Quaresma, que é um personagem idealista e patriota, mas que acaba sendo ridicularizado e marginalizado pela sociedade. A obra de Lima Barreto é considerada uma das precursoras do Modernismo brasileiro, que se opôs ao Romantismo e ao nacionalismo exagerado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais