Buscar

Em termos mais econômicos, são muitos os impactos gerados pela integração regional dos territórios. Implica em diferenças no tratamento dos países ...

Em termos mais econômicos, são muitos os impactos gerados pela integração regional dos territórios. Implica em diferenças no tratamento dos países não membros por parte dos países membros, levando a mudanças no modelo de comércio entre os não membros e os membros da integração, além de impactos ambíguos para os países-membros. Dessa forma, a integração, do ponto de vista econômico, pode gerar efeitos estáticos e dinâmicos. Sobre os efeitos dinâmicos gerados por uma integração regional, analise as afirmativas a seguir:
I- Devido ao aumento da inter-relação entre as economias dos países membros de um processo de integração regional, os fluxos comerciais são ampliados.
II- A integração estimula investimentos a partir das vantagens fiscais dos países membros. Muitos países e empresas sentem-se atraídos para produzir nesses espaços, até mesmo com a construção de plantas industriais inteiras dentro das uniões aduaneiras, as chamadas indústrias para isenção de tarifas.
III- Uma vez que, em alguns casos, há também o livre movimento de mão de obra, capital e serviços dentro da comunidade, a integração econômica promovida resulta em melhor utilização dos recursos econômicos para todos os atingidos pela integração.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e II são corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Prova Integraçãol Regional
5 pág.

Integracao Regional UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois a integração regional não necessariamente amplia os fluxos comerciais entre os países membros, mas pode gerar uma maior concentração de comércio entre eles. Já as afirmativas II e III estão corretas, pois a integração regional pode estimular investimentos e a produção de empresas nos países membros, além de promover uma melhor utilização dos recursos econômicos para todos os envolvidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais