Buscar

(CESPE/2017 - Adaptada) O Brasil recebeu o maior volume de africanos para a escravização nas Américas. A respeito do tráfico negreiro entre os sécu...

(CESPE/2017 - Adaptada) O Brasil recebeu o maior volume de africanos para a escravização nas Américas. A respeito do tráfico negreiro entre os séculos XV e XIX, assinale a opção correta:
Para ter acesso aos cativos, os portugueses invadiram e conquistaram o interior dos territórios africanos ainda no século XVI.
Os britânicos nunca ocuparam lugar de destaque no tráfico atlântico, fato que explica sua oposição à escravidão no início do século XIX.
A travessia do Atlântico foi tão violenta que os africanos escravizados perderam suas referências culturais pouco depois de terem aportado no continente americano.
A concepção acerca do escravismo manteve-se inalterada desde o século XVI até a abertura do mercado americano para o comércio de escravos, uma vez que em ambos os períodos os cativos eram tratados como mercadoria.
Os cristãos lançaram mão do argumento de conversão dos cativos na "verdadeira fé" para legitimar a escravização dos povos africanos.
a) I
b) II
c) IV

Essa pergunta também está no material:

FORMAÇÃO SOCIOECON
6 pág.

Formação Sócio Econômica e Política da Sociedade Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I". A invasão e conquista do interior dos territórios africanos pelos portugueses para ter acesso aos cativos ocorreu ainda no século XV, e não no século XVI. As outras alternativas estão incorretas, pois: - Os britânicos tiveram um papel importante no tráfico atlântico de escravos; - A travessia do Atlântico foi violenta e traumática, mas os africanos escravizados mantiveram suas referências culturais e lutaram para preservá-las; - A concepção acerca do escravismo mudou ao longo dos séculos, e a abertura do mercado americano para o comércio de escravos foi um dos fatores que contribuíram para a expansão do tráfico; - A conversão dos cativos na "verdadeira fé" foi um argumento utilizado pelos cristãos para justificar a escravização, mas não para legitimá-la.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais