Logo Passei Direto
Buscar
A importância legal atribuída ao plano Diretor é evidenciada quando consideramos alguns fatores, exceto:

a. O plano diretor é um instrumento estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pelo Estatuto da Cidade.
b. Sua realização é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes, o que significa afirmar que para quase ⅓ (31,6%) dos municípios brasileiros o plano diretor não é uma opção, é uma obrigação.
c. No quesito abrangência, o plano diretor abrange apenas algumas partes específicas da cidade, principalmente área industrial.
d. Em relação a elaboração e implantaçãoMais importante ainda, significa afirmar que pelo menos 84,2% da população do país vive em municípios que (em tese) deveriam ter seu desenvolvimento econômico, social e ambiental regido por um plano diretor.
e. O plano diretor deve abranger o território do município como um todo. Não está restrito a bairros ou partes específicas da cidade.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é a exceção em relação à importância legal do plano diretor: a) O plano diretor é um instrumento estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pelo Estatuto da Cidade. - Esta afirmação é verdadeira e destaca a importância legal do plano diretor. b) Sua realização é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes, o que significa afirmar que para quase ⅓ (31,6%) dos municípios brasileiros o plano diretor não é uma opção, é uma obrigação. - Esta afirmação também é verdadeira e reforça a obrigatoriedade do plano diretor. c) No quesito abrangência, o plano diretor abrange apenas algumas partes específicas da cidade, principalmente área industrial. - Esta afirmação é falsa, pois o plano diretor deve abranger o território do município como um todo, não se limitando a áreas específicas. d) Em relação à elaboração e implantação, significa afirmar que pelo menos 84,2% da população do país vive em municípios que (em tese) deveriam ter seu desenvolvimento econômico, social e ambiental regido por um plano diretor. - Esta afirmação é verdadeira e mostra a abrangência do plano diretor. e) O plano diretor deve abranger o território do município como um todo. Não está restrito a bairros ou partes específicas da cidade. - Esta afirmação é verdadeira e está de acordo com a legislação. Portanto, a alternativa que apresenta uma afirmação falsa, ou seja, a exceção em relação à importância legal do plano diretor, é: c) No quesito abrangência, o plano diretor abrange apenas algumas partes específicas da cidade, principalmente área industrial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que apresenta um fator que não evidencia a importância legal atribuída ao plano diretor é a letra c: "No quesito abrangência, o plano diretor abrange apenas algumas partes específicas da cidade, principalmente área industrial." Na verdade, o plano diretor deve abranger o território do município como um todo, não estando restrito a bairros ou partes específicas da cidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da Segregação urbana é correto o que se afirma em:

a. A segregação urbana diz respeito a, marginalização ou periferização de alguns grupos sociais ou pessoas, por alguns fatores como: econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
b. Na segregação urbana o ponto chave é a busca pela cultura, fazendo o melhor do passado reviver.
c. A segregação urbana propõe a não transformação no tempo, isso faz se aproximar da utopia.
d. A segregação urbana prioriza o agrupamento humano (cidade), em detrimento do indivíduo.
e. A não se refere a, marginalização ou periferização de alguns grupos sociais ou pessoas.

O primeiro Código Sanitário, implantado pelo Decreto nº 233 de 2 de março de 1894, constituído de 520 artigos que regulava aspectos relacionados a quais temas? Assinale a alternativa correta.

a. Apenas III, IV estão corretas
b. Apenas I, II, III estão corretas
c. Apenas III esta correta
d. Apenas I está correta
e. Apenas II,III estão corretas

Para que a sustentabilidade seja alcançada de modo a promover a qualidade ambiental é necessário

a. A primeira conferência que discute sobre o homem e o meio ambiente, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo, na Suíça, em 1972, não teve exito em relação a busca pelo desenvolvimento sustentável (SCOTTO, CARVALHO; GUIMARÃES 2010).
b. A existência das áreas verdes em centros urbanos não traz nenhum benefício.
c. “um equilíbrio entre elementos da paisagem urbana através de um ordenamento do espaço, conciliando principalmente os benefícios da vegetação com os diversos tipos de usos do solo através de um planejamento”. (LIMA e AMORIM, 2005, p. 748). Para que a sustentabilidade seja alcançada deve haver um equilíbrio entre os elementos da paisagem urbana, buscada pelo ordenamento do espaço, conciliando os benefícios da vegetação com os diversos tipos de usos do solo através de um planejamento. Além disso, na conferência de Estocolmo foram criados 26 princípios para a melhoria e preservação do meio ambiente.
d. “O planejamento urbano não deve prever a existência de locais destinados ao descanso e ao contato com o meio ambiente, permitindo a integração completa entre sociedade e natureza”. (MAZZEI et al., 2007, p. 32, ADAPTADO).
e. As áreas verdes urbanas não apresentam importância de caráter fundamental, devendo estar relacionada entre os elementos básicos da moderna estruturação das cidades (LOBODA, 2003, p. 32, ADAPTADO).

Mais conteúdos dessa disciplina