Buscar

Na doutrina jurídica, fonte é o local de onde provém o Direito e que se subdivide em: fontes materiais e fontes formais. De acordo com Edilson Mou...

Na doutrina jurídica, fonte é o local de onde provém o Direito e que se subdivide em: fontes materiais e fontes formais. De acordo com Edilson Mougenot Bonfim (2020, p. 53-54), “fala-se em fonte material para designar a entidade que cria o direito”, enquanto que “as fontes formais do direito são os meios pelos quais se expressam as normas jurídicas”. Fonte: BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de Processo Penal. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. p. 53-54. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fontes materiais e formais, pode-se afirmar que, no Direito Processual Penal:

a União é fonte material, pois tem a competência legislativa privativa. A Constituição Federal, as leis ordinárias, as leis complementares e os Tratados e Convenções Internacionais são fontes formais.
os municípios são fontes materiais, pois têm competência

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "a União é fonte material, pois tem a competência legislativa privativa. A Constituição Federal, as leis ordinárias, as leis complementares e os Tratados e Convenções Internacionais são fontes formais."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais