Buscar

O sistema acusatório nasceu na Grécia Antiga, com destaque para a cidade de Atenas, o berço da democracia. Na atualidade, esse sistema ainda é util...

O sistema acusatório nasceu na Grécia Antiga, com destaque para a cidade de Atenas, o berço da democracia. Na atualidade, esse sistema ainda é utilizado em alguns países, principalmente naqueles que adotam o Estado Democrático de Direito. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas processuais penais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A presunção de inocência é um parâmetro do sistema acusatório.
II. ( ) No sistema acusatório, as funções de acusar, defender e julgar são exercidas por sujeitos diferentes, a fim de garantir o contraditório, a ampla defesa e a imparcialidade.
III. ( ) A nova redação do Código de Processo Penal, dada pela Lei nº 13.964/2019, dispõe que o sistema misto é o adotado no Brasil.
IV. ( ) No sistema acusatório há predominância do sistema da prova legal.
V, F, F, F.
F, F, V, V.
F, V, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "F, V, V, V". Justificativa: I. (F) A presunção de inocência é um parâmetro do sistema inquisitório, não do sistema acusatório. No sistema acusatório, a presunção de inocência é um direito fundamental do acusado. II. (V) No sistema acusatório, as funções de acusar, defender e julgar são exercidas por sujeitos diferentes, a fim de garantir o contraditório, a ampla defesa e a imparcialidade. III. (V) A nova redação do Código de Processo Penal, dada pela Lei nº 13.964/2019, dispõe que o sistema misto é o adotado no Brasil. IV. (V) No sistema acusatório há predominância do sistema da livre convicção motivada, não do sistema da prova legal. V. (F) A alternativa V, V, F, F não está correta, pois a afirmativa III é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais