Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Princípio da Simetria: A. os Estados devem se organizar obedecendo ao mesmo modelo constitucional da União. B. os Estados têm autonomia ilimitada. C. os Estados não devem se organizar de acordo com o modelo constitucional da União, sob pena de existirem normas idênticas para questões divergentes. D. as Constituições Estaduais têm o mesmo status da Constituição Federal. E. as Constituições Estaduais não precisam, sob hipótese alguma, reproduzir normas constantes na Constituição Federal.
User badge image
Ander Ramalho

há 2 anos

User badge image
Ander Ramalho

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

O Princípio da Simetria, no contexto do Direito Constitucional brasileiro, refere-se à organização dos Estados em relação à Constituição Federal. Esse princípio estabelece que os Estados devem seguir um modelo que respeite a estrutura e os princípios da Constituição da União, mas com a autonomia que lhes é garantida. Vamos analisar as alternativas: A. os Estados devem se organizar obedecendo ao mesmo modelo constitucional da União. - Esta alternativa está correta, pois reflete o princípio da simetria. B. os Estados têm autonomia ilimitada. - Incorreta, pois a autonomia dos Estados é limitada pela Constituição Federal. C. os Estados não devem se organizar de acordo com o modelo constitucional da União, sob pena de existirem normas idênticas para questões divergentes. - Incorreta, pois contradiz o princípio da simetria. D. as Constituições Estaduais têm o mesmo status da Constituição Federal. - Incorreta, pois as Constituições Estaduais têm status inferior à Constituição Federal. E. as Constituições Estaduais não precisam, sob hipótese alguma, reproduzir normas constantes na Constituição Federal. - Incorreta, pois as Constituições Estaduais devem respeitar os princípios e normas da Constituição Federal. Portanto, a alternativa correta é: A. os Estados devem se organizar obedecendo ao mesmo modelo constitucional da União.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Princípio da Simetria, a alternativa correta é a letra A: os Estados devem se organizar obedecendo ao mesmo modelo constitucional da União. Esse princípio estabelece que as Constituições Estaduais devem seguir a mesma estrutura e princípios da Constituição Federal, garantindo a harmonia e a unidade do ordenamento jurídico brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição, em seu art. 125, § 2.º, prevê a representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais, consagrando o controle de constitucionalidade estadual. Vamos imaginar uma situação hipotética na qual, aprovada, uma lei estadual ingressa no Ordenamento Jurídico. Irresignados, dois partidos da oposição, sem representação na Assembleia Legislativa, discordam da constitucionalidade da lei e decidem ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a referida norma. Você, como advogado dos partidos políticos, foi consultado sobre a legitimidade destes para ingressar com a ação, e sobre a competência jurisdicional para julgamento da medida. Oriente seus clientes sobre os dois pontos questionados.
Qual é a legitimidade dos partidos para ingressar com a Ação Direta de Inconstitucionalidade e qual é a competência jurisdicional para julgamento da medida?

De acordo com a doutrina constitucionalista, o Poder Constituinte Derivado classifica-se em: A. Poder Reformador e Poder Decorrente. B. Poder Revisor e Poder Originário. C. Poder Originário e Poder Reformador. D. Poder Decorrente e Poder Originário. E. Poder Majoritário e Poder Tomador.

O Poder Constituinte atribuído aos Estados para se auto-organizarem é denominado: A. Originário. B. Originário - Confederativo. C. Originário - Revisor. D. Reformador - Originário. E. Decorrente.

Mais conteúdos dessa disciplina