Buscar

Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 6, tema 2 – Teste de qui-quadrado, de Bioestatística, analise as as...

Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 6, tema 2 – Teste de qui-quadrado, de Bioestatística, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.


I. (   ) O teste qui-quadrático, em raras situações, permite ver a relação entre duas relações categóricas de variáveis, permitindo-nos comparar os desvio-padrão de cada grupo quando observado em uma categoria com frequências aleatórias nessas categorias.

II. (   ) A distribuição dos dados (paramétrica ou não) não é pré-requisito para o teste do qui-quadrado. Isso se deve ao fato de se tratar de dados categóricos, que muitas vezes não podem ser distribuídos por não serem contínuos.

III. (   ) Um teste qui-quadrado apresenta a hipótese de que cada membro do banco de dados só pode estar presente em uma das categorias em estudo, portanto o teste não pode ser utilizado, por exemplo, para analisar medidas repetidas.

IV. (   ) Outra hipótese para o teste qui-quadro é que, para manter o poder estatístico, a quantidade de grupos deve ser maior que 5. Embora um banco de dados possa conter mais de 5 grupos, lembre-se de que o poder analítico é exponencialmente ampliado quando se o resultado de sua análise for aceitável.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – V – F

BF – V – V – F

CV – F – F – V

DV – V – F – F

EF – V – F – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: BF - V - V - F. Justificativa: I. Verdadeiro. O teste qui-quadrado é utilizado para verificar a relação entre duas variáveis categóricas, permitindo comparar os desvios-padrão de cada grupo quando observado em uma categoria com frequências aleatórias nessas categorias. II. Verdadeiro. A distribuição dos dados não é pré-requisito para o teste do qui-quadrado, pois ele é utilizado para dados categóricos que muitas vezes não podem ser distribuídos por não serem contínuos. III. Falso. O teste qui-quadrado pode ser utilizado para analisar medidas repetidas, desde que sejam independentes. IV. Falso. Não há uma regra fixa para a quantidade de grupos que devem ser analisados no teste qui-quadrado. O poder analítico pode ser ampliado com a inclusão de mais grupos, mas isso não é uma regra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais