Logo Passei Direto
Buscar
Entre as diversas funções das proteínas, destaca-se a sua capacidade catalítica, isto é, a sua habilidade em acelerar reações químicas. Assinale a alternativa que apresenta a classe de proteínas que possui essa função. A ) Queratina B ) Enzimas C ) Porinas D ) Actina E ) Proteínas de membrana
User badge image
Clayton Gois

há 2 anos

User badge image
Clayton Gois

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas: A) Queratina - É uma proteína estrutural que compõe cabelos, unhas e pele, não tem função catalítica. B) Enzimas - São proteínas que atuam como catalisadores, acelerando reações químicas. Esta é a alternativa que se encaixa na descrição dada. C) Porinas - São proteínas que formam canais em membranas, permitindo a passagem de moléculas, mas não têm função catalítica. D) Actina - É uma proteína que participa da estrutura do citoesqueleto e na contração muscular, não tem função catalítica. E) Proteínas de membrana - Embora desempenhem várias funções, não são especificamente conhecidas por sua capacidade catalítica. Portanto, a alternativa correta que apresenta a classe de proteínas com capacidade catalítica é: B) Enzimas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Enzimas. As enzimas são proteínas que possuem a capacidade catalítica de acelerar reações químicas, sem serem consumidas ou alteradas durante o processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mitose ocorre em células somáticas e tem como principais funções promover o crescimento dos organismos e a reposição de células mortas ou danificadas.
Nesse processo, o fuso mitótico, estrutura filamentosa proteica que vai auxiliar na separação dos cromossomos, é formado durante a etapa de:
a ) telófase.
b ) interfase.
c ) metáfase.
d ) prófase.
e ) citocinese.

Apesar da hipótese de multicelularidade de Haeckel ser aceita até hoje para explicar o surgimento de organismos mais complexos, alguns pontos já foram levantados por outros pesquisadores, que questionam a veracidade da teoria.
Entre esses pontos, destaca-se que:
a ) a similaridade genética entre coanócitos e coanoflagelados é elevada, mas não o suficiente para atribuir a eles a mesma origem.
b ) a multicelularidade veio antes da especialização celular, e isso não é justificado pela hipótese de Haeckel.
c ) o primeiro animal pode ter evoluído a partir de uma colônia de organismos em diferentes fases celulares, colocando a diferenciação celular evolutivamente antes que a multicelularidade.
d ) os mecanismos de filtração de coanoflagelados e células do tipo coanócitos em esponjas são muito diferentes.
e ) os coanoflagelados não formam colônias e, portanto, não poderiam ter dado origem a um organismo multicelular.

Polissacarídeos são moléculas orgânicas que podem ser formadas pela repetição de um único tipo de monossacarídeo (homopolissacarídeos) ou pela ligação de diferentes monômeros (heteropolissacarídeos).
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de um homopolissacarídeo e de um heteropolissacarídeo.
a ) Quitina e celulose
b ) Glicogênio e celulose
c ) Amido e ácido hialurônico
d ) Ácido hialurônico e quitina
e ) Goma arábica e amido

Organela formada por uma rede de finas vesículas tubulares de membrana, responsável pela síntese de lipídios informacionais, como o colesterol e a prostaglandina em células eucariontes.
Assinale a alternativa que apresenta a organela descrita no enunciado.
a ) Mitocôndrias
b ) Membrana nuclear
c ) Complexo de Golgi
d ) Retículo endoplasmático rugoso
e ) Retículo endoplasmático liso

Na via metabólica da glicólise, uma molécula de glicose - carboidrato contendo seis carbonos - é transformada mediante uma série de reações químicas, produzindo energia e duas moléculas de:
a ) piruvato.
b ) oxigênio.
c ) ácido cítrico.
d ) etanol.
e ) água.

Ácidos nucleicos são as principais moléculas informacionais da célula, sendo responsáveis pelo armazenamento e pela transmissão das informações genéticas de geração a geração em todos os organismos.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a ) O DNA se encontra no cromossomo das células eucariontes, enquanto o RNA está no cromossomo procarionte.
b ) A base timina é apenas encontrada na molécula de RNA.
c ) Na molécula de DNA, a timina se liga à citosina e a adenina se liga à guanina.
d ) No DNA, as ligações nucleotídicas acontecem entre as bases nitrogenadas das fitas da dupla hélice.
e ) Um nucleotídeo é formado por uma base aromática nitrogenada, uma pentose e um grupamento fosfato.

Mais conteúdos dessa disciplina