Buscar

A programação metabólica é caracterizada por processos pelos quais estímulos externos desencadeiam ou “programam” adaptações fisiológicas no indiví...

A programação metabólica é caracterizada por processos pelos quais estímulos externos desencadeiam ou “programam” adaptações fisiológicas no indivíduo ainda nas fases críticas do desenvolvimento: período da gestação e o início da vida. Em estudos sobre os mecanismos epigenéticos envolvidos na suscetibilidade ao desenvolvimento da obesidade destacam-se três hipóteses que buscam explicar a programação metabólica da obesidade. Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Hipótese intrauterina mediada por suprimento.
II- Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado.
III- Hipótese de incompatibilidade.
( ) Hipótese que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades.
( ) Hipótese que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas.
( ) Hipótese sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A III - I - II.
B II - III - I.
C III - II - I.
D I - II - III.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual Temas conteporaneos
5 pág.

Nutrição UniasselviUniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: III - II - I. A hipótese III é a hipótese intrauterina mediada por suprimento, que sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal. A hipótese II é a hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado, que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas. A hipótese I é a hipótese de incompatibilidade, que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando