Logo Passei Direto
Buscar
9) Hipertexto, na Linguística Textual, é entendido como “uma escritura não-sequencial e não-linear, que se ramifica e permite ao leitor virtual o acesso praticamente ilimitado de outros textos, a partir de escolhas locais e sucessivas em tempo real” (KOCH, 2006, p. 63). A partir dessa noção de hipertexto, é incorreto afirmar que:
a) o leitor é também um co-autor do texto, uma vez que pode escolher opções de caminhos diversificados, aprofundando um tema.
b) Os hiperlinks são propriedades específicas do texto produzido no meio eletrônico e é entendido como o elo que estabelece relações entre textos, constituindo uma rede de textos interligados.
c) O hipertexto permite a veiculação de multimodalidades, isto é, textos que podem ser veiculados por diferentes modos de comunicar, como imagens (paradas e/ou em movimento), áudios, etc.
d) Os hiperlinks têm função coesiva, uma vez que estabelecem a relação entre diferentes textos e devem necessariamente gerar dados novos e relevantes para a temática em discussão.
e) O hipertexto não possui nenhuma relação com a intertextualidade.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra "e) O hipertexto não possui nenhuma relação com a intertextualidade". Na verdade, o hipertexto está diretamente relacionado à intertextualidade, pois permite ao leitor acessar outros textos e estabelecer relações entre eles, criando uma rede de informações interligadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1) Leia o texto a seguir e marque a alternativa incorreta:
a) trata-se de uma intertextualidade implícita, uma vez que não há menção explícita à fonte e é preciso a colaboração do leitor pra recuperar o intertexto;
b) O efeito humorístico do texto está no reconhecimento do intertexto a que se faz alusão no segundo quadrinho;
c) O não reconhecimento do intertexto não compromete o sentido do texto, mas o efeito humorístico fica comprometido;
d) Não há intertextualidade no referido texto.

2) No segundo quadrinho há uma alusão à frase do livro clássico “O pequeno príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Nesse caso, o enunciado original é retomado e se opera sobre ele pequenas substituições, promovendo, assim, um deslocamento e uma atualização de sentido, de modo que temos o seguinte:
- “[Tu te] tornas eternamente responsável por aquilo que [cativas]”
- “[Você se] torna eternamente responsável por aquilo que [compartilha]”
a) détournement
b) intertextualidade temática
c) intertextualidade estilística
d) intertextualidade explícita

3) Segundo Koch, Bentes e Cavalcante, por intertextualidade implícita entende-se:
a) “quando se introduz, no próprio texto, intertexto alheio, sem qualquer menção explícita da fonte, com o objetivo quer de seguir-lhe a orientação argumentativa, quer contraditá-lo, colocá-lo em questão, ridicularizá-lo ou argumentar em sentido contrário”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 30)
b) “quando, no próprio texto, é feita menção à fonte do intertexto, isto é, quando um outro texto ou um fragmento citado, é atribuído a outro enunciador; ou seja quando é reportado como tendo sido dito por outro ou por outros generalizadores (‘Como diz o povo...’, ‘segundo os antigos...’)”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 28)
c) “é encontrada, por exemplo, entre textos científicos pertencentes a uma mesma área do saber ou uma mesma corrente de pensamento, que partilham temas e se servem de conceitos e terminologia próprios, já definidos no interior dessa área ou corrente teórica”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 18)
d) “ocorre, por exemplo, quando o produtor do texto, com objetivos variados, repete, imita, parodia certos estilos ou variedades linguísticas: são comuns textos que parodiam a bíblia, um jargão profissional, um dialeto, o estilo de um determinado gênero, autor ou segmento da sociedade” (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 19).

4) Considere os textos a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de intertextualidade, respectivamente:

a) temática/implícita - estilística/explícita - estilística/explícita
b) estilística/explícita - temática/implícita - estilística/implícita
c) estilística/implícita - temática/explícita - estilística/explícita
d) temática/explícita - estilística/implícita - estilística/implícita

6) O texto 2, especificamente, apresenta dois tipos de intertextualidade. Marque a alternativa que corresponde aos tipos de intertextualidade encontradas no texto:

a) temática e estilística
b) estilística e intergenérica
c) intergenérica e temática
d) temática e tipológica
e) intergenérica e tipológica

8) A Linguística Textual sustenta que nenhum texto é totalmente explícito e o leitor participa ativamente da construção do sentido do texto. Considere o texto a seguir e marque a alternativa que corresponde aos fatores de textualidade necessários para a compreensão do texto:

a) intencionalidade-aceitabilidade: a intenção do autor é fazer uma crítica, por meio da ironia, ao uso excessivo das tecnologias/redes sociais que acabam por distanciar as pessoas. O leitor precisa reconhecer a ironia do texto relacionando o texto e a imagem.
b) intertextualidade-aceitabilidade: o texto apresenta uma intertextualidade implícita e o leitor precisa reconhecê-la para atribuir sentido ao texto.
c) informatividade-situacionalidade: o texto necessidade de um alto nível de informação prévia e também o conhecimento da situação comunicativa.
d) intencionaliade-situacionalidade: a intenção do autor é apontar a importância da família tradicional e a situação comunicativa é determinante para a compreensão do sentido do texto.

Mais conteúdos dessa disciplina