Logo Passei Direto
Buscar
Homem de 53 anos de idade, em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, apresentou, em três consultas seguidas, valores de pressão arterial de 160x100mmHg. Tem 1,70m de altura e peso de 92kg. O paciente é sedentário, tem uma dieta rica em carboidratos, alimentos processados e rica em sódio. Ingere álcool cerca de 4 a 5 vezes por semana, cerca de 5 latinhas de cerveja ou 2 doses de cachaça. Dorme mal à noite, tem diversos roncos relatados pela esposa, além de acordar com a sensação de ter dormido menos do que deveria. Sua mãe e seu irmão mais velho têm antecedentes de HAS, ambos com diagnóstico por volta dos 45 anos de idade. Qual dos seguintes fatores NÃO representa um fator de risco considerável para o diagnóstico de HAS nesse paciente?
Gênero masculino
A Gênero masculino
B Sobrepeso
C Alta ingesta de sódio
D Sedentarismo
E Idade
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar qual dos fatores NÃO representa um risco considerável para o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) nesse paciente, vamos analisar cada alternativa: A) Gênero masculino - O gênero masculino é um fator de risco conhecido para HAS, especialmente em idades mais jovens. B) Sobrepeso - O sobrepeso é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de HAS. C) Alta ingesta de sódio - Uma dieta rica em sódio é um fator de risco bem estabelecido para hipertensão. D) Sedentarismo - A falta de atividade física é um fator de risco importante para o desenvolvimento de HAS. E) Idade - A idade é um fator de risco reconhecido, pois a hipertensão tende a aumentar com a idade. Analisando as opções, todos os fatores listados (gênero masculino, sobrepeso, alta ingesta de sódio, sedentarismo e idade) são fatores de risco para HAS. No entanto, se considerarmos que o gênero masculino é um fator de risco que se aplica a todos os homens, enquanto os outros fatores são mais específicos ao estilo de vida e condições do paciente, a alternativa que pode ser considerada menos diretamente relacionada ao estilo de vida do paciente é: A) Gênero masculino. Portanto, a resposta correta é A) Gênero masculino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O fator que NÃO representa um risco considerável para o diagnóstico de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) nesse paciente é o gênero masculino, pois o paciente já é do gênero masculino e isso não pode ser considerado um fator de risco adicional. Os outros fatores mencionados, como sobrepeso, alta ingestão de sódio, sedentarismo, idade e histórico familiar de HAS, são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de hipertensão arterial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No caso da lesão renal, a suspeita se dá mais comumente por uma elevação assintomática na:
creatinina
A ureia
B potássio
C creatinina
D ácido úrico

Diante da suspeita clínica de hipertensão arterial resistente, é necessário verificar a confirmação diagnóstica, e a primeira etapa na investigação é a exclusão das causas de pseudorresistência. NÃO pode ser considerada causas de pseudorresistência:
Falta de adesão ao tratamento.
A Falta de adesão ao tratamento.
B Uso de posologia inadequada.
C Técnica inadequada de medida da PA.
D Efeito do avental branco.
E Atividades físicas extenuantes com frequência.

Sobre a técnica de aferição da pressão arterial (PA) nesse paciente, assinale a alternativa com a recomendação correta:
O manguito deve estar posicionado ao nível do coração, com o braço para baixo e a palma da mão virada para baixo.
A O manguito deve estar posicionado ao nível do coração, com o braço para baixo e a palma da mão virada para baixo.
B É necessário checar se o paciente não está com a bexiga cheia, não praticou exercícios nos últimos 60 minutos nem fumou nos últimos 30 minutos.
C É recomendado medir a PA no braço dominante inicialmente e, caso ela esteja alterada, medir também no outro braço.
D As costas e os antebraços do paciente devem estar apoiados, as pernas cruzadas e os pés elevados na altura dos joelhos.
E Devem ser realizadas cinco medidas com intervalos de 1 a 2 minutos entre elas, e registrada em prontuário a média das últimas três medidas, sem arredondamentos.

HAS e a respectiva conduta nesse paciente:

A O diagnóstico pode ser realizado por haver pelo menos três medidas de PA ≥ 140x90mmHg. Não há necessidade de solicitar monitorização ambulatorial ou residencial de PA. Não há indicação de iniciar tratamento farmacológico.
B O diagnóstico não pode ser realizado por haver apenas três medidas de PA ≥ 140x90mmHg. Deve-se solicitar monitorização ambulatorial de PA por risco de HAS mascarada. Não há indicação de iniciar tratamento farmacológico.
C O diagnóstico pode ser realizado por haver mais de duas medidas de PA ≥ 140x90mmHg. Não há necessidade de solicitar monitorização ambulatorial ou residencial de PA. Há indicação de iniciar tratamento farmacológico.
D O diagnóstico não pode ser realizado por haver apenas três medidas de PA ≥ 140x90mmHg. Deve-se solicitar monitorização residencial de PA por risco de HAS mascarada. Não há indicação de iniciar tratamento farmacológico.
E O diagnóstico pode ser realizado por haver mais de duas medidas de PA ≥ 150x90mmHg. Não há necessidade de solicitar monitorização ambulatorial ou residencial de PA. Há indicação de iniciar tratamento farmacológico.

Mais conteúdos dessa disciplina