Logo Passei Direto
Buscar
O Novo Código de Processo Civil prevê a fase de liquidação de sentença, indicando seus detalhes processuais, competência e legitimidades para exigir este tipo de procedimento. Trata-se de fase final de um processo que visa o cumprimento concreto de uma determinada obrigação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, o artigo 509 do CPC indica que a liquidação de sentença pode ser requerida:

tanto pelo credor quanto pelo devedor.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A liquidação de sentença pode ser requerida tanto pelo credor quanto pelo devedor." conforme previsto no artigo 509 do Novo Código de Processo Civil. A liquidação de sentença é uma fase processual que tem como objetivo determinar o valor exato da obrigação imposta na sentença, quando esta não for líquida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Não obstante a opção legislativa, contudo, o entendimento que parece ser o mais correto é no sentido de que a liquidação não é propriamente uma fase do procedimento comum. É uma etapa própria – por isto a chamo, ao longo de todo este Manual de etapa de liquidação, mormente neste Capítulo, a ela dedicado –, que, quando necessária (ela pode não ser), intermediará, a etapa cognitiva e a de cumprimento de sentença.” Fonte: BUENO, C. S. Manual de direito processual civil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 795 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a liquidação de sentença, analise as afirmativas a seguir: I. A liquidação de sentença é um novo procedimento que deve começar com uma petição inicial proposta pelo devedor ou credor. II. Por ser uma etapa própria, é possível durante o procedimento de liquidação rediscutir questões de mérito sobre o direito discutido no caso em tela. III. A etapa de liquidação pode ser realizada por duas maneiras de acordo com o Novo CPC: por arbitramento e pelo procedimento comum. IV. Existindo parte líquida e ilíquida na sentença, pode-se promover a execução da parte líquida e a liquidação do valor a ser estimado simultaneamente. Está correto apenas o que se afirma em:

III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina