Buscar

Qual das alternativas apresenta uma contribuição dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura? ...

Qual das alternativas apresenta uma contribuição dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura?
A. No pensamento social, não passa mais a prevalecer, na vida das pessoas, apenas a determinação da economia em última instância – como se a posição econômica determinasse quem o sujeito é e qual é sua cultura e ideologia, de forma absoluta. Com uma centralidade na cultura, se percebe como ela, junto à economia, determina a sociedade e as formas como os sujeitos lidam com suas vidas.
B. Os estudos culturais ajudam na rejeição da ideia de que a economia é importante na forma como se vive a vida. A cultura sim é importante, pois, a partir do nível cultural de cada um, é que se pode alcançar o sucesso, não a partir das condições financeiras.
C. Os estudos culturais nos mostram que a única forma de superar o fracasso escolar e a opressão é através da aquisição de cultura. Assim, deve-se oferecer uma centralidade, na escola, a passeios, visitas, viagens, dando menos espaço às disciplinas tradicionais.
D. A economia segue sendo a definidora da base/estrutura, estando a cultura na superestrutura. Ela é correspondente à condição econômica, reflexo natural da posição que o sujeito ocupa na lógica do modo de produção.
E. Com a influência de Hall, a escola e a cultura passam a ser vistas como complementares: a escola deve ser a cultura vivida, não sendo mais necessária a envelhecida ideia de escola para os tempos atuais.

Essa pergunta também está no material:

Antropologia e Cultura Brasileira_Exercícios_2024
17 pág.

Antropologia e Cultura Brasileira Universidade Vale do Rio VerdeUniversidade Vale do Rio Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A. Stuart Hall, um dos principais teóricos dos estudos culturais, defende que a cultura é um elemento fundamental para entender a sociedade e os sujeitos que a compõem. Ele critica a ideia de que a economia é a única determinante da vida das pessoas e propõe uma centralidade na cultura, que junto à economia, determina a sociedade e as formas como os sujeitos lidam com suas vidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais