Buscar

Com relação aos mecanismos de transporte através da membrana plasmática, assinale a alternativa CORRETA: A O transporte passivo pode ser realizado ...

Com relação aos mecanismos de transporte através da membrana plasmática, assinale a alternativa CORRETA:
A O transporte passivo pode ser realizado com auxílio ou não de proteínas transportadoras (carreadoras), não requer energia para acontecer e ocorre a favor do gradiente de concentração.
B O transporte ativo é realizado por proteínas transportadoras ou 'bombas', não requer energia para acontecer e ocorre contra o gradiente de concentração.
C Como exemplo de transporte passivo, pode-se citar o transporte de Na+/K+ pela bomba Na+/K+ ATPase.
D O transporte ativo é realizado por canais iônicos presentes na membrana plasmática, não requer energia para acontecer e ocorre a favor do gradiente de concentração.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual laboratiro 2
6 pág.

Laboratorio UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: O transporte passivo pode ser realizado com auxílio ou não de proteínas transportadoras (carreadoras), não requer energia para acontecer e ocorre a favor do gradiente de concentração. O transporte passivo é um processo de difusão em que as moléculas se movem de uma região de maior concentração para uma região de menor concentração, sem gasto de energia. Esse processo pode ocorrer por difusão simples ou facilitada, que envolve proteínas transportadoras. Já o transporte ativo é um processo que requer gasto de energia e ocorre contra o gradiente de concentração. A bomba Na+/K+ ATPase é um exemplo de transporte ativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais