Buscar

Considerando o controle de constitucionalidade, analise as afirmativas a seguir. I. A ação de descumprimento de preceito fundamental é cabível para...

Considerando o controle de constitucionalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A ação de descumprimento de preceito fundamental é cabível para a realização de controle preventivo e repressivo de atos do poder público.
II. É desnecessária a oitiva do Advogado-Geral da União nas ações declaratórias de constitucionalidade.
III. Não há prazo prescricional ou decadencial a ser observado para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade.
IV. Em uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão, o Supremo Tribunal Federal poderá, de forma cautelar, suspender processos judiciais ou procedimentos administrativos.
A) I e II.
B) II e III.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DIREITO CONSTITUCIONAL
7 pág.

Constitucional Avançado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, III e IV. I. A ação de descumprimento de preceito fundamental é cabível para a realização de controle preventivo e repressivo de atos do poder público. Essa afirmativa está correta, pois a ação de descumprimento de preceito fundamental é uma ação autônoma que tem como objetivo proteger os preceitos fundamentais da Constituição Federal, podendo ser utilizada tanto para o controle preventivo quanto para o controle repressivo de atos do poder público. II. É desnecessária a oitiva do Advogado-Geral da União nas ações declaratórias de constitucionalidade. Essa afirmativa está incorreta, pois a oitiva do Advogado-Geral da União é obrigatória nas ações declaratórias de constitucionalidade, conforme previsto no artigo 10 da Lei nº 9.868/99. III. Não há prazo prescricional ou decadencial a ser observado para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade. Essa afirmativa está correta, pois não há prazo para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, conforme previsto no artigo 2º da Lei nº 9.868/99. IV. Em uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão, o Supremo Tribunal Federal poderá, de forma cautelar, suspender processos judiciais ou procedimentos administrativos. Essa afirmativa está correta, pois o Supremo Tribunal Federal poderá, de forma cautelar, suspender processos judiciais ou procedimentos administrativos em uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão, conforme previsto no artigo 10 da Lei nº 9.868/99.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais