Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta com relação aos conceitos e às práticas de controle à erosão dos solos agrícolas:

a. A erosão do solo na natureza normalmente não se relaciona à ação de ventos e, principalmente, da água da chuva.
b. A declividade do terreno e a composição química do solo não interferem na velocidade e potencial do processo erosivo.
c. Para se reduzirem os efeitos erosivos, o agricultor deve manter e recompuser as matas nas margens de rios e riachos e ao redor de nascentes, e promover rotação de culturas no solo.
d. A erosão acentuada aumenta a capacidade produtiva das terras, normalmente levando a ganhos na produção agrícola.
e. A ação antrópica, tal como o desmatamento desordenado, o monocultivo de culturas e o uso abusivo de pastoreio não possuem a capacidade de acelerar a erosão.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c. Para se reduzirem os efeitos erosivos, o agricultor deve manter e recompuser as matas nas margens de rios e riachos e ao redor de nascentes, e promover rotação de culturas no solo. Isso porque a manutenção e recomposição das matas nas margens de rios e riachos e ao redor de nascentes ajudam a proteger o solo da erosão causada pela água da chuva e a rotação de culturas no solo ajuda a manter a cobertura vegetal, reduzindo a exposição do solo e, consequentemente, a erosão. As outras alternativas estão incorretas, pois a erosão do solo na natureza normalmente se relaciona à ação de ventos e, principalmente, da água da chuva; a declividade do terreno e a composição química do solo interferem na velocidade e potencial do processo erosivo; a erosão acentuada não aumenta a capacidade produtiva das terras, normalmente levando a perdas na produção agrícola; e a ação antrópica, tal como o desmatamento desordenado, o monocultivo de culturas e o uso abusivo de pastoreio possuem a capacidade de acelerar a erosão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Atingiu 0,05 de 0,05

a. O preparo do solo com arado, grade e subsolador, acoplados ao trator, é uma operação de campo de importância vital na agricultura, uma vez que aumenta a produtividade das lavouras e contribui, significativamente, para o controle da erosão, tanto em solos secos quanto muito úmidos.
b. Antes da existência de tratores, a tração animal era a principal força motriz na atividade agrícola, sendo utilizada para todas as atividades de preparo do solo. Além da baixa eficiência em relação ao uso de tratores, não existe nenhuma justificativa para o uso da tração animal na agricultura atual.
c. No Brasil, não aumentar a fronteira agrícola resulta, necessariamente, em perda de produção, uma vez que a tecnologia disponível não projeta perspectivas de ampliação dos níveis de produtividade atual, para as principais atividades agropecuárias.
d. A incorporação de novas tecnologias, ao longo do tempo, vem permitindo que os tratores atuais sejam equipados com GPS, computador a bordo, cabines que trazem pleno conforto e segurança para o operador, podendo tracionar implementos para todas as atividades necessárias e operar outras máquinas.
e. O uso do arado tem como objetivo o revolvimento do solo por meio da inversão de camadas, das leivas. Ou seja, a parte mais superficial passa a ficar abaixo e a parte mais profunda passa à superfície, contribuindo para o aumento dos teores de matéria orgânica nos solos e consequente incremento da estabilidade dos agregados do solo.

Mais conteúdos dessa disciplina