Buscar

Questão 7/10 - A Clínica em Freud No texto da Comunicação Preliminar de Breuer e Freud, acredita-se que na histeria o sintoma está relacionado com ...

Questão 7/10 - A Clínica em Freud
No texto da Comunicação Preliminar de Breuer e Freud, acredita-se que na histeria o sintoma está relacionado com o trauma desencadeador. O que isso significa?

A Na histeria, o sintoma funciona como uma alucinação do mesmo evento que deu origem à doença, como um catalisador da energia que, de alguma forma, ficou reprimida.
B Na histeria, o sintoma representa o trauma de origem orgânica que foi acometido por uma alteração fisiológica.
C Na histeria, o sintoma representa de forma clara e aberta o trauma que lhe deu origem. Por isso, Freud usava do hipnotismo para tratar suas pacientes.
D Na histeria, o sintoma ocorre antes do trauma desencadeador. Assim, primeiro o paciente te o surgimento da doença para depois ter o surgimento do trauma.
E Na histeria, o sintoma funciona como uma alucinação do mesmo evento que deu origem à doença, sendo assim classificado entre as psicoses como a esquizofrenia e a perversão.

Essa pergunta também está no material:

A clínica em Freud
7 pág.

Psicanálise Iee Carmela DutraIee Carmela Dutra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) Na histeria, o sintoma funciona como uma alucinação do mesmo evento que deu origem à doença, como um catalisador da energia que, de alguma forma, ficou reprimida. Segundo a Comunicação Preliminar de Breuer e Freud, o sintoma histérico é uma espécie de "representação" do trauma, que é reprimido no inconsciente e retorna de forma disfarçada no sintoma. O sintoma funciona como uma espécie de "catalisador" da energia reprimida, permitindo que o paciente possa lidar com o trauma de forma mais suportável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais