Buscar

A obtenção de células-tronco é um procedimento difícil de ser realizado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto vista ético. As células-tr...

A obtenção de células-tronco é um procedimento difícil de ser realizado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto vista ético. As células-tronco de adulto são raras no organismo e não apresentam características que permitam sua fácil identificação. As células-tronco embrionárias necessitam da destruição do embrião, processo controverso em vários aspectos éticos e religiosos. Recentemente os pesquisadores conseguiram produzir em laboratório as células de pluripotência induzidas, ou seja, a partir de uma célula somática obtém-se uma célula-tronco pluripotente. Esse procedimento é essencial para o futuro das pesquisas na área.

Analise as informações a seguir:

I. As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea.
III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose.
IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos.

Assinale a alternativa que contém as informações verdadeiras.

a. II e IV.
b. I e III.
c. I e IV .
d. Apenas I.
e. I e II.

Essa pergunta também está no material:

Biotecnologia
3 pág.

Biotecnologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e II. I. As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Essa informação está correta. As células pluripotentes são capazes de se diferenciar em qualquer tipo de célula adulta. II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea. Essa informação está incorreta. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem capazes de se diferenciar em um número limitado de tipos celulares, enquanto as células-tronco embrionárias são pluripotentes. As células-tronco adultas podem ser encontradas em diversos tecidos do corpo humano, como a medula óssea, o sangue periférico e o tecido adiposo. III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose. Essa informação está correta. As células-tronco se multiplicam através do processo de divisão celular chamado mitose. IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos. Essa informação está incorreta. As células-tronco de adultos podem ser encontradas em tecidos embrionários e fetais, além de serem encontradas em organismos adultos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais