Logo Passei Direto
Buscar
(UFU, 2008 — adaptado) Movimentos e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área social. (GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997, p. 303) A respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações não governamentais no contexto brasileiro e com base no conteúdo apresentado em Dica do Professor, marque a alternativa CORRETA:
a. As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
b. Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política.
c. Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
d. Os movimentos e ONGs cidadãs que surgiram no Brasil desde os anos 1970 não tinham como objetivo e fim atender a área social.
e. Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a. As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical. - Esta afirmação é incorreta, pois os novos movimentos sociais abrangem uma variedade de questões, incluindo direitos humanos, meio ambiente, gênero, entre outros. b. Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política. - Esta alternativa é correta, pois os novos movimentos sociais realmente emergiram em um contexto de repressão e falta de espaços democráticos, especialmente durante a ditadura militar. c. Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado. - Esta afirmação é incorreta, pois os novos movimentos sociais geralmente buscam desafiar e questionar as estruturas de poder existentes. d. Os movimentos e ONGs cidadãs que surgiram no Brasil desde os anos 1970 não tinham como objetivo e fim atender a área social. - Esta alternativa é falsa, pois muitos desses movimentos e ONGs têm como foco a atuação na área social. e. Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil. - Esta afirmação é incorreta, pois os novos movimentos sociais surgiram como uma resposta à repressão estatal, não como uma extensão do Estado. Portanto, a alternativa correta é: b. Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b. Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENEM, 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. VIII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, Coimbra, 16, 17 e 18 de setembro de 2004) Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, pois
a. privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
b. propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
c. aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
d. pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
e. determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

A crítica é uma postura ou atitude que se exige de todo aquele que se dedica ao conhecimento científico ou filosófico. Uma atitude que cobra do sujeito que seja curioso, questionador, tolerante, honesto e aberto, que o leva a suspeitar de todas as opiniões e informações que não tenham revelado os seus fundamentos. Com relação ao senso crítico, assinale a alternativa CORRETA:

a. Ao se desenvolver o senso crítico, desenvolve-se também a capacidade de não mudar de ponto de vista (visão de mundo).
b. Para aquele que desenvolveu o senso crítico só existe uma única forma de pensar, e não vários estilos de pensamento.
c. O senso crítico aceita aquelas ideias, crenças e verdades que se apresentam como óbvias e naturais.
d. Ao se desenvolver o senso crítico, desenvolve-se também a capacidade de ser tolerante e de mudar de ponto de vista (visão de mundo), se necessário.
e. O homem é um ser naturalmente racional e crítico, nada é preciso fazer para desenvolver essa forma de pensar.

Mais conteúdos dessa disciplina