Buscar

Atente para a seguinte citação: "Na última década, a preocupação com a formação de professores entrou na pauta mundial pela conjunção de dois movim...

Atente para a seguinte citação: "Na última década, a preocupação com a formação de professores entrou na pauta mundial pela conjunção de dois movimentos: de um lado, pelas pressões do mundo do trabalho, que se vem estruturando em novas condições, num modelo informatizado e com o valor adquirido pelo conhecimento, de outro, com a constatação, pelos sistemas de governo, da extensão assumida pelos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população. Uma contradição e um impasse. Políticas públicas e ações políticas movimentam-se, então, na direção de reformas curriculares e de mudanças na formação dos docentes, dos formadores das novas gerações". Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37 jan./abr. 2008. p. 62. Tendo em vista a citação dada e o texto-base Formação continuada de professores: alguns apontamentos, sobre a configuração de formação defendida no decorrer do texto, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Formação centrada apenas em cursos de atualização, palestras, oficinas, minicursos, entre outros, a qual viabiliza alterar significativamente a prática pedagógica. II. ( ) A educação pautada no exercício permanente do diálogo, caminho para a formação e o desenvolvimento de atitudes favoráveis ao respeito pela liberdade do outro. III. ( ) Uma formação permanente, capaz de viabilizar o acesso dos professores ao conhecimento historicamente construído e o avanço de sua formação específica. IV. ( ) Formação pautada na experiência dialógica, que estimula o homem a investigar criticamente o mundo, com a intenção de transformá-lo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Formação centrada apenas em cursos de atualização, palestras, oficinas, minicursos, entre outros, a qual viabiliza alterar significativamente a prática pedagógica.
II. ( ) A educação pautada no exercício permanente do diálogo, caminho para a formação e o desenvolvimento de atitudes favoráveis ao respeito pela liberdade do outro.
III. ( ) Uma formação permanente, capaz de viabilizar o acesso dos professores ao conhecimento historicamente construído e o avanço de sua formação específica.
IV. ( ) Formação pautada na experiência dialógica, que estimula o homem a investigar criticamente o mundo, com a intenção de transformá-lo.
A V – F – V – F
B F – V – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F – F

Essa pergunta também está no material:

Apol 2 NOTA 90 - Educação Permanente
9 pág.

Educação Permanente Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F – V – V – F. I. (F) Formação centrada apenas em cursos de atualização, palestras, oficinas, minicursos, entre outros, não é suficiente para alterar significativamente a prática pedagógica. II. (V) A educação pautada no exercício permanente do diálogo é um caminho para a formação e o desenvolvimento de atitudes favoráveis ao respeito pela liberdade do outro. III. (V) Uma formação permanente é capaz de viabilizar o acesso dos professores ao conhecimento historicamente construído e o avanço de sua formação específica. IV. (F) A formação pautada na experiência dialógica não é a única forma de estimular o homem a investigar criticamente o mundo, com a intenção de transformá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais