Buscar

Duas linhagens geneticamente puras de ervilhas, uma com plantas altas e flores roxas (AARR) e a outra com plantas anãs e flores brancas (aarr), for...

Duas linhagens geneticamente puras de ervilhas, uma com plantas altas e flores roxas (AARR) e a outra com plantas anãs e flores brancas (aarr), foram cruzadas. Todas as plantas da F1 eram altas e produziam flores roxas (AaRr). O retrocruzamento destas plantas com a linhagem parental anã de flores brancas (AaRr x aarr) produziu a seguinte prole: 53 plantas altas de flores roxas; 48 plantas altas de flores brancas; 47 plantas anãs de flores roxas; 52 plantas anãs de flores brancas, ou seja, proporção próxima à 1:1:1:1. Com intuito de verificar se os dados obtidos do experimento corroboram com os valores que se esperariam deste cruzamento foi realizado o teste do qui-quadrado. O valor do X2 foi de 0,52 enquanto que o valor do X2 tabelado para quatro classes fenotípicas à 5% de significância é 7,815. Baseado no exposto, assinale a alternativa correta.


A) 

Os dados obtidos por este experimento não são compatíveis ao que se esperava teoricamente. Esta conclusão foi tomada devido o fato do valor do X2 tabelado ser maior do que o valor do X2 calculado.

B) 

Os dados obtidos por este experimento são compatíveis ao que se esperava teoricamente. Esta conclusão foi tomada devido o fato do valor do X2 calculado ser menor do que o valor do X2 tabelado.

C) 

Os dados obtidos por este experimento são compatíveis ao que se esperava teoricamente. Esta conclusão foi tomada devido o fato do valor de 0,52 (X2 tabelado) ser menor que o valor de 7,815 ( X2calculado).

D) 

Os dados obtidos por este experimento não são compatíveis ao que se esperava teoricamente. Esta conclusão foi tomada devido o fato do valor do X2 calculado ser menor do que o valor do X2 tabelado.

E) 

N.d.a.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Os dados obtidos por este experimento são compatíveis ao que se esperava teoricamente. Esta conclusão foi tomada devido o fato do valor do X2 calculado ser menor do que o valor do X2 tabelado. O valor do X2 calculado foi de 0,52 enquanto o valor do X2 tabelado para quatro classes fenotípicas à 5% de significância é 7,815. Como o valor do X2 calculado é menor que o valor do X2 tabelado, podemos concluir que os dados obtidos no experimento são compatíveis com o esperado teoricamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais