A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. Os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, bem como o direito à sucessão aberta são considerados bens imóveis para efeitos legais. II. Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem perdem o caráter de bem imóvel. III. Universalidade de direito é o complexo de relações jurídicas de uma pessoa, dotadas de valor econômico. IV. Os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por determinação legal ou pela vontade das partes. a. I, II e IV, apenas. b. I, II e III, apenas. c. I e III, apenas. d. II e IV, apenas. e. I, II, III e IV.
A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. (V) Bens públicos são os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; os bens particulares são definidos por exclusão, ou seja, são aqueles que não são públicos. (V) Bens corpóreos são aqueles dotados de existência física, material, podendo ser objeto de compra e venda. Já os bens incorpóreos possuem existência abstrata ou ideal, não possuindo existência física, como exemplo, temos a propriedade literária. Referidos bens (incorpóreos) podem ser transferidos por cessão. (F) O bem de família é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e nele residam. Ressalte-se ainda que ele decorre exclusivamente da lei, não podendo ser convencional. (F) Os bens públicos podem ser objeto de alienação e de usucapião, contanto que sejam obedecidas as exigências legais. a) V – V – F – F. b) V – F – V – V. c) I, II e IV, apenas. d) I, II, III e IV. e) II e IV, apenas.
Com base nas disposições da Lei 10.406 sobre as pessoas jurídicas, assinale a alternativa correta:
a. As pessoas jurídicas de direito privado passam a existir legalmente quando da inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo. b. Não se pode falar em proteção dos direitos da personalidade de pessoas jurídicas, uma vez que tais direitos são intrínsecos às pessoas naturais, tendo em vista suas especificidades. c. As alterações do ato constitutivo das pessoas jurídicas de direito privado devem ser objeto de registro público. d. A União é uma pessoa de direito público externo, uma vez que possui função de representação do Estado brasileiro no âmbito internacional. e. As pessoas jurídicas de direito público não têm o dever de indenizar terceiros por danos causados por seus agentes se estes agirem com dolo.