Logo Passei Direto
Buscar
Em um projeto de banco de dados, a desnormalização é recomendada quando: A Há diversas tabelas temporárias mantidas pelo SGBD. B Há muitas colunas obrigatórias em uma tabela. C Há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD. D Para facilitar a migração de dados de SGBDs diferentes. E Há muitas atualizações nas tabelas do banco de dados.
User badge image
joão rocha

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A desnormalização é uma técnica utilizada em projetos de banco de dados para melhorar o desempenho de consultas, reduzindo a complexidade das junções entre tabelas. Vamos analisar as alternativas: A) Há diversas tabelas temporárias mantidas pelo SGBD. - Isso não é um motivo para desnormalização, pois tabelas temporárias são usadas para armazenar dados temporários e não afetam a estrutura do banco de dados principal. B) Há muitas colunas obrigatórias em uma tabela. - Ter muitas colunas obrigatórias não justifica a desnormalização, pois isso está mais relacionado ao design da tabela. C) Há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD. - Esta é uma razão válida para desnormalizar, pois a redução do número de tabelas pode melhorar o desempenho das consultas. D) Para facilitar a migração de dados de SGBDs diferentes. - A desnormalização não é uma prática recomendada para migração de dados entre SGBDs. E) Há muitas atualizações nas tabelas do banco de dados. - A desnormalização pode, na verdade, complicar as atualizações, pois pode levar à redundância de dados. Portanto, a alternativa correta é: C) Há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A desnormalização é recomendada quando há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD. Portanto, a alternativa correta é a letra C. Vale ressaltar que a desnormalização deve ser utilizada com cautela, pois pode levar a problemas de integridade dos dados e dificultar a manutenção do banco de dados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Formar novas relações, separando-as a partir de grupos de repetição antes existentes dentro de uma relação, é objetivo da
(a) 1FN.
(b) 2FN.
(c) 3FN.
(d) FNBC.
(e) 5FN.

Qual das alternativas abaixo não é uma propriedade desejada das transações em um sistema de banco de dados? A Atomicidade. B Consistência. C Isolamento. D Integridade. E Durabilidade.

Em Modelo de Entidade de Relacionamento, possuímos entidades e atributos. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O objeto básico de um MER é uma entidade, 'algo' do mundo real, com uma existência independente. II. Uma entidade pode ser um objeto com uma existência física (por exemplo, uma pessoa, um carro, uma casa ou um funcionário) ou um objeto com uma existência conceitual (por exemplo, uma empresa, um trabalho ou um curso universitário). III. Os valores dos atributos que descrevem cada entidade se tornarão a maior parte dos dados armazenados no banco de dados. IV. Cada entidade tem atributos – propriedades particulares que a descrevem. Por exemplo, uma entidade empregada pode ser descrita pelo nome do empregado, idade, endereço, salário e trabalho (função).
(A) Apenas I.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas I, III e IV.
(D) Apenas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

O Modelo Relacional usa: A B C D E Uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles. Um conjunto de relações entre objetos representados por seus dados. Uma coleção de tabelas de decisão para representar os dados através de relações parametrizadas. Uma tabela de relações de acesso para determinados usuários. Uma coleção de modelos de bancos de dados com hierarquias relacionais de usuários

Qual dos fatores a seguir não deve ser levado em consideração ao implementarmos um banco de dados levando em conta questões de desempenho?
A , Consultas e transações de banco de dados.
B Organização de políticas de acesso a dados.
C Restrições de tempo de consulta e transações.
D Frequéncias esperadas de operacóes de atualizacáo.
E Restricóes de exclusividade em colunas da tabela.

Em um modelo de dados é especificado que a entidade funcionário participa do relacionamento junto à entidade departamento com no mínimo uma e no máximo n ocorrências. Tal especificação (1-n) é a
(A) multiplicidade.
(B) cardinalidade.
(C) associação.
(D) variabilidade.
(E) conectividade.

Mais conteúdos dessa disciplina