Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre das técnicas de estudo, analise as afirmativas a seguir sobre técnicas e seus respectivos procedimentos. I. Escolhendo a técnica empírico-analítica, o pesquisador faz coletas de dados, verificando quantidades para observar sua validade. II. Escolhendo a técnica experimental, o pesquisador observa relações de consequências. III. Escolhendo a técnica fenomenológico-hermenêutica, o pesquisador opta por observação da teoria. IV. Escolhendo a técnica indutiva, o pesquisador considera fatos gerais para a particularização. V. Escolhendo a técnica de laboratório, o pesquisador necessita de ambiente fechado e manipulação de instrumentos. Está correto o que se afirma em:

III, IV e V.
I, III e V.
II, III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Escolhendo a técnica empírico-analítica, o pesquisador faz coletas de dados, verificando quantidades para observar sua validade. Verdadeiro, essa descrição está correta, pois a técnica empírico-analítica envolve a coleta de dados quantitativos para análise. II. Escolhendo a técnica experimental, o pesquisador observa relações de consequências. Verdadeiro, a técnica experimental realmente envolve a observação de relações de causa e efeito entre variáveis. III. Escolhendo a técnica fenomenológico-hermenêutica, o pesquisador opta por observação da teoria. Falso, a técnica fenomenológico-hermenêutica foca na compreensão da experiência subjetiva e não apenas na observação da teoria. IV. Escolhendo a técnica indutiva, o pesquisador considera fatos gerais para a particularização. Falso, a técnica indutiva parte de observações específicas para chegar a conclusões gerais, não o contrário. V. Escolhendo a técnica de laboratório, o pesquisador necessita de ambiente fechado e manipulação de instrumentos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a técnica de laboratório geralmente requer um ambiente controlado. Agora, vamos resumir os itens verdadeiros: - I: Verdadeiro - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Falso - V: Verdadeiro Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e V. No entanto, essa opção não está entre as alternativas apresentadas. Assim, a resposta correta é que não há uma alternativa correta entre as opções fornecidas. Você pode precisar revisar as opções ou a formulação da pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas, temos: I. Escolhendo a técnica empírico-analítica, o pesquisador faz coletas de dados, verificando quantidades para observar sua validade. Isso está correto. II. Escolhendo a técnica experimental, o pesquisador observa relações de consequências. Isso está incorreto, a técnica experimental envolve a manipulação de variáveis para observar os efeitos. III. Escolhendo a técnica fenomenológico-hermenêutica, o pesquisador opta por observação da teoria. Isso está correto. IV. Escolhendo a técnica indutiva, o pesquisador considera fatos gerais para a particularização. Isso está correto. V. Escolhendo a técnica de laboratório, o pesquisador necessita de ambiente fechado e manipulação de instrumentos. Isso está incorreto, a técnica de laboratório envolve a realização de experimentos em um ambiente controlado. Portanto, a resposta correta é: I, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No dicionário, encontramos para o termo “pesquisa” informações como “busca”, “indagação”, “investigação”, “geralmente de cunho científico”. Desta maneira, quem realiza uma pesquisa está à procura de algo, pois precisa fazer uma averiguação a partir de ideias, de um problema, de uma determinada questão. Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Pesquisa. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de estudo, analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.

1) pesquisa teórica.
2) pesquisa metodológica.
3) pesquisa empírica.
4) pesquisa prática.

( ) Trata-se da pesquisa voltada para a interferência, representando uma intervenção na realidade da sociedade vigente.
( ) Trata-se daquela dedicada às maneiras de se fazer a ciência, às suas formas de realização.
( ) Trata-se daquela dedicada a medições dentro da realidade de uma determinada sociedade.
( ) Trata-se daquela que se dedica ao estudo de preceitos, suposições, hipóteses e proposições.


( ) Trata-se da pesquisa voltada para a interferência, representando uma intervenção na realidade da sociedade vigente.
( ) Trata-se daquela dedicada às maneiras de se fazer a ciência, às suas formas de realização.
( ) Trata-se daquela dedicada a medições dentro da realidade de uma determinada sociedade.
( ) Trata-se daquela que se dedica ao estudo de preceitos, suposições, hipóteses e proposições.

11. Leia o excerto a seguir: "A relação entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que chamamos de denotação. Desse modo, significado denotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor. Em outras palavras, é o conceito ao qual nos remete um certo significado." Fonte: FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2005. p. 113. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estilo de redação do texto técnico-cientifico, pode-se afirmar que a linguagem em artigos científicos: a. diferencia-se daquela encontrada em comunicações científicas. b. Identifica-se com aquela encontrada em textos publicitários. c.O segue as mesmas características dos textos jornalisticos d. diferencia-se daquela encontrada em textos literários. é determinada pela figuração e pela subjetividade.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura do artigo científico, analise os elementos a seguir e associe-os com alguns de seus respectivos itens.
1) Elementos pré-textuais.
2) Elementos textuais.
3) Elementos pós-textuais.
( ) Referências, anexos.
( ) Resumo, palavras-chave.
( ) Desenvolvimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) 2, 3, 1
b) 1, 2, 3
c) 2, 1, 3

Mais conteúdos dessa disciplina