Buscar

Modernamente a sociedade ocidental incorporou os elementos do liberalismo, e, de certa forma, mesmo que muitas vezes restrito ao plano for...

Modernamente a sociedade ocidental incorporou os elementos do liberalismo, e, de certa forma, mesmo que muitas vezes restrito ao plano formal, universalizou o discurso de igualdade e acesso aos direitos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.

O conceito de cidadania, em sua origem, tem relação com a ideia da vida civil dos indivíduos. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito moderno de cidadania.
Cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
Cidadania diz respeito aos habitantes da cidadã. É um termo para caracterizar e delimitar as diferenças, inclusive de direitos em relação à cidadã e ao campo.
O conceito de cidadania ainda é um campo aberto e em disputa, não existindo um conceito consensual em torno do que seja um cidadão.
Cidadania diz respeito à ideia utópica e equivocada de pensar as relações sociais a partir de um ideal de justiça e de igualdade.
O conceito de cidadania moderna é o mesmo que foi elaborado por Aristóteles, que afirmava se tratar da vida livre e ociosa dos homens que podiam participar dos debates públicos na Grécia antiga.
a) Cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
b) Cidadania diz respeito aos habitantes da cidadã. É um termo para caracterizar e delimitar as diferenças, inclusive de direitos em relação à cidadã e ao campo.
c) O conceito de cidadania ainda é um campo aberto e em disputa, não existindo um conceito consensual em torno do que seja um cidadão.
d) Cidadania diz respeito à ideia utópica e equivocada de pensar as relações sociais a partir de um ideal de justiça e de igualdade.
e) O conceito de cidadania moderna é o mesmo que foi elaborado por Aristóteles, que afirmava se tratar da vida livre e ociosa dos homens que podiam participar dos debates públicos na Grécia antiga.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 P1 Democracia
8 pág.

Democracia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta que apresenta o conceito moderno de cidadania é: a) Cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais