Buscar

Leio o trecho do texto a seguir, que apresenta algumas mudanças no contexto laboral: A mobilização permanente dos movimentos proletários estimulou ...

Leio o trecho do texto a seguir, que apresenta algumas mudanças no contexto laboral: A mobilização permanente dos movimentos proletários estimulou o aparecimento de um Estado cada vez mais interventor, que, em meados do século XX (também por conta de outros fatores), realizou-se plenamente: o Estado Social. Os direitos do trabalho são, em última análise, uma das expressões desse Estado Social (menos liberal e mais interveniente), uma vez que um dos pressupostos do direito trabalhista é que há, entre empregado e empregador, um desnível de poder que deve ser sanado, inclusive por meio da atuação jurídica estatal. Dessa forma, não é exagero dizer, a pressão dos trabalhadores ao longo dos séculos XIX e XX ajudou a democratizar várias sociedades capitalistas no Ocidente - dado que fez surgir, como consequência de suas lutas, as primeiras normas do Direito do Trabalho, materializadas nos primeiros acordos entre trabalhadores e patrões. A existência dos movimentos proletários é, portanto, a causa histórica da formação do Direito e da Justiça do Trabalho no mundo. (Adaptado de Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico) Assinale a alternativa que está de acordo com as ideias expressas no texto:
a. Entre empregado e empregador, segundo os pressupostos do direito trabalhista, há uma simetria que deve ser mantida.
b. O Estado Social, como menos liberal e mais interveniente, ainda ignora o Direito e a Justiça do Trabalho.
c. A pressão dos trabalhadores ao longo dos séculos XIX e XX prejudicou a democratização das sociedades capitalistas do ocidente.
d. A conquista de direitos trabalhistas decorre, em parte, da mobilização permanente dos movimentos proletários do século XX.
e. As primeiras normas do Direito do Trabalho impulsionaram as lutas dos trabalhadores por sua revogação.
a
b
c
d
e

Essa pergunta também está no material:

M1 24 - Analise Ergonomica do Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho - Avaliação 1 2
1 pág.

Ergonomia e Análise do Trabalho Universidade de MaríliaUniversidade de Marília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. A conquista de direitos trabalhistas decorre, em parte, da mobilização permanente dos movimentos proletários do século XX.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais